Tem acento a palavra sábado?

Perguntado por: usanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A resposta para quem só decora regras é: "sábado tem acento agudo porque é uma palavra proparoxítona (=todas as proparoxítonas são acentuadas) e paletó por ser oxítona terminada em “o” (=as oxítonas terminadas em “a”, “e” e “o”, seguidas ou não de “s”, recebem acento gráfico).

Flexão verbal de "sabadar", gíria que significa que chegou o sábado; ou curtir o sábado.

A palavra sábado significa descanso, cessação, interrupção, tempo sagrado para repouso.

Para indicar um momento do dia, usamos à tarde com crase: A loja só abrirá à tarde (locução adverbial de tempo). Para indicar parte do dia, usamos a tarde sem crase: A tarde está linda (substantivo).

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

sá·ba·do do. 1. O sétimo dia da semana começada ao domingo. 2.

Na nossa língua, a sílaba tônica pode ocorrer em três posições da palavra, que será, assim, classificada como: oxítona, quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra (café); paroxítona, quando a sílaba tônica é a penúltima (escola); proparoxítona, quando a sílaba tônica é a antepenúltima (sábado).

"sábados" é uma forma flexionada de sábado.

Porque hoje é sábado! Que novos sonhos se despertem para a vida. Que o cansaço da semana seja esquecido. Que possamos aproveitar bem o dia, e desfrutar de cada segundo com alegria.

Tenha um sábado feliz e muito abençoado! Feliz sábado! Que seu fim de semana seja perfeito para o descanso e a renovação das energias. Tenha um feliz sábado e que Deus abençoe seu fim de semana com muita paz no coração.

COMO APROVEITAR MELHOR O FIM DE SEMANA

  1. Não exagere no sono. Além de desperdiçar horas do seu fim de semana, dormir muito acaba interferindo no seu ânimo. ...
  2. Não deixe pendências para o fim de semana. ...
  3. Liste as suas vontades durante a semana. ...
  4. Tempo para não fazer nada. ...
  5. Café da manhã inspirador. ...
  6. Faça algo no domingo à noite.

Deus renovou com os israelitas um mandamento concernente a esse dia, dizendo: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8).

No caso do sábado, no entanto, o nome romano foi emprestado diretamente pelos povos germânicos ocidentais (como pode ser visto na palavra inglesa Saturday e na palavra holandesa Zaterdag), aparentemente porque nenhum dos deuses germânicos eram considerados contrapartes do deus romano Saturno.

O primeiro dia da semana, o dia do Sol dos romanos, passou a ser Dominicus Dies (ou Dies Dominicum, Dies Dominica, Dies Domini) que, em português, significa Dia do Senhor, tendo evoluído para domingo. Esse dia já era o dia de descanso oficial do Império romano pelo decreto de Constantino de 321, e assim permaneceu.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

Tanto a expressão à noite quanto a expressão de noite estão certas e são sinônimas. Sempre que desejarmos nos referir a algo que ocorra durante o período noturno, podemos usar à noite ou de noite.

Resposta: A noite. O sujeito não é precedido de preposição, portanto não pode haver o acento indicador de crase, que é a junção da preposição a com o artigo a ou as.

Já parou para pensar em por que o domingo não se chama primeira-feira? “Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.

O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira. E daí por diante até chegar o sábado, cuja origem é o termo hebraico shabbatt, considerado o último da semana para os judeus. Essa relação da feira com a missa deu origem também a outras palavras.

Isso deixará mais claro que não temos um caso de contração (“ao”), mas somente a presença da preposição, sem o uso do artigo definido masculino “o”: De segunda a sexta; De segunda a sábado.