Tem a palavra domingo na Bíblia?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

Dia do Sábado (Dia de Descanso)

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

Solenidade da Ascensão do Senhor. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. Como aos discípulos que estavam com Jesus Cristo no dia da Ascensão, o Senhor reúne-nos todos os dias no Seu coração.

No evangelho de hoje, Lucas (6,6-11) põe diante de Jesus um homem com a mão direita seca, paralisada, estirada.

O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo.

Na época, sábado significava dia do descanso (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, dia do Senhor (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. ... É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

salmo 33

A liturgia volta a apresentar neste domingo o salmo 33 com o refrão Provai e vede quão suave é o Senhor! O salmo nos leva a refletir sobre a importância de aprender a olhar a vida como obra das mãos de Deus e glorificá-Lo.

Calendário gregoriano: como papa Gregório 13 mudou contagem dos dias há 440 anos. Há 440 anos, o papa mostrou que tinha, sim, autoridade temporal.

Seja lembrado que “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”

No sétimo dia, Deus descansou (Hebreus 4:4)

Domingo de Páscoa

Os cristãos celebram a ressurreição no Domingo de Páscoa, o terceiro dia depois da Sexta-Feira Santa, o dia da crucificação.

26 A minha acarne e o meu bcoração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. 27 Pois eis que os que se afastam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.

Etimologia. A palavra é originária do latim dies dominicus ou dominica, que significa 'dia do Senhor, o domingo' (em vez do latim dies solis 'dia do sol'). Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (domingo), italiano (domenica), francês (dimanche) e em todas as línguas românicas.

O domingo veio de dies domini (“dia do senhor” em latim) e o sábado, do hebraico “sabbath” (descanso).