Sou uma pessoa prolixa?

Perguntado por: uhernandes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Uma pessoa prolixa é aquela popularmente conhecida como “a pessoa que fala pelos cotovelos, dá voltas e nunca chega a lugar algum”. As coisas mais simples são expressas de uma forma tão complexa que se tornam improdutivas. Existe, nestes casos, uma dificuldade enorme de poder de síntese e de objetividade.

Prolixo é aquela pessoa que se prende a um longo discurso, com explicações supérfluas e se estende demoradamente, tornando o discurso enfadonho e entediante. Ex: O discurso prolixo do político acabou com o problema de insônia da plateia. Em inglês, prolixo é traduzido pela palavra wordy ou verbose.

Para evitar que isto aconteça, enumere o que você precisa falar para que o “recado” seja dado de maneira clara e objetiva. Dessa forma, você usará menos palavras, evitará ruídos e falará em menos tempo. Gravar áudios com poucos minutos vai te ajudar a ser mais objetivo.

adjetivo Que fala ou escreve por meio do uso excessivo de palavras; que não consegue resumir uma ideia ou encurtar um pensamento. Que se expressa ou fala usando mais palavras que o necessário. Que não é objetiva; que se vale de muitas explicações sem sentido.

1 eloquente, difusivo, difuso, facundo, falador, loquaz, palavroso, palrador, pleonástico, profuso, redundante, tagarela, verborrágico, verborreico, verboso.

A prolixidade é um problema que compromete a escrita. Mas o que vem a ser um texto prolixo? A tendência deste tipo de produção é abusar da escrita, da prorrogação desnecessária do discurso, é a superabundância de argumentos e de palavras. Isso não é bom, pois o texto fica confuso, monótono, entediante.

Veja 5 dicas para ser mais objetivo, aumentar o foco e acabar com a procrastinação!

  1. Divida o tempo e as tarefas. ...
  2. Busque parcerias. ...
  3. Faça coisas que ame. ...
  4. Não tente ser perfeito. ...
  5. Elimine as distrações. ...
  6. Ser focado e produtivo é difícil para todo mundo.

pro·li·xo |cs|

Reinaldo Polito, autor do livro Superdicas para falar bem, ensina macetes para limar a prolixidade da sua apresentação. São Paulo - A qualidade de uma apresentação não pode ser medida pelo número de palavras que você fala. Ao contrário. Quanto mais objetivo você for, melhor.

Preste atenção ao tamanho das letras.
Letras grandes sinalizam uma pessoa extrovertida, sociável e que gosta dos holofotes. Por outro lado, isso também pode indicar uma falsa autoconfiança e um desejo de ser quem não é. Letras miúdas significam timidez, perfeccionismo e grande capacidade de concentração.

Quem escreve bem costuma fazer um rápido plano do seu texto”, diz Rosângela. “Em um primeiro momento pode parecer perda de tempo, mas isso evitará devaneios e confusões no meio da escrita”. Outro hábito valioso é a análise paciente e atenta do que foi redigido.

Reconhece um bom texto
Você sabe que o texto é bom assim que termina de ler. Você aprecia escrita bem feita, construída habilmente. Às vezes você lê uma frase e parágrafo repetidamente não por causa do que está escrito, mas de como está escrito . E quando você se depara com algo incrível, você sorri.

Breviloquente | Michaelis On-line.

Significa falta de variedade ou simplesmente repetição de coisas obvias. É o caso, por exemplo, de uma pessoas que conta a mesma história diversas vezes.

Prolixo e conciso
Enquanto conciso, como visto, consiste em algo que é abreviado, resumido e sucinto, a palavra prolixo se refere ao que é extenso e demorado. Quando se diz que alguém é prolixo, significa que fala ou escreve demoradamente, usando excessivamente as palavras para transmitir a sua mensagem.

Significado de pernosticidade: Ato de ser ''´pernóstico''. Pessoa que tenta falar difícil para falar ...

Significado de Moderado
adjetivo Que se comporta com moderação, comedimento, prudência; prudente. [Por Extensão] Que age tendo em conta regras, normas; regrado.

Eloquente significa ser convincente, persuasivo e expressivo. Um indivíduo eloquente é aquele que possui a arte e o talento de convencer ou comover outras pessoas apenas falando.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinoprolixoprolixos
Femininoprolixaprolixas

É o uso de uma linguagem exacerbada para referir ideias normais, em registo informal, tornando o texto enfadonho. Ao texto prolixo falta objetividade, o que compromete a clareza e cansa o leitor. É chamado de "falar difícil".