Sou uma pessoa muito passiva?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Uma pessoa passiva demais, por exemplo, pode acabar tendo problemas por aceitar tudo o tempo todo. Isto não é benéfico. A situação pode se agravar e há casos em que um psicólogo pode ajudar bastante a manter o equilíbrio entre “aceitar” e “contestar”.

O comportamento passivo significa a não expressão de sentimentos, necessidades, direitos e opiniões próprias e a sobre-consideração dos sentimentos, necessidades, direitos e opiniões das outras pessoas. O objectivo do comportamento passivo é de evitar conflitos e conseguir agradar aos outros a todo o custo.

A melhor maneira de lidar e resolver esse sintoma da passividade é fortalecer seu amor próprio, comece a entender como você mesmo é a solução para os seus problemas. Claro que ter pessoas de quem se gosta e com quem se pode contar à sua disposição é importante, mas não pode ser a resposta para todos os problemas.

Caso seja leigo no assunto, aí vai a explicação de cada um desses conceitos. O gay ativo é aquele que nas relações sexuais, opta por sempre ser aquele que penetra seu pênis no ânus do parceiro. O homossexual passivo é justamente ao contrário: no sexo é aquele que, literalmente, é penetrado pelo parceiro.

O primeiro passo para mudar o comportamento passivo é reconhecer que há um problema e se este é voluntário ou involuntário. Neste último caso, quando a pessoa não percebe que tem um problema, a ajuda profissional de empresas e profissionais especializados em treinamentos comportamentais, faz toda a diferença.

A passividade caracteriza-se por uma ausência ou reduzida vontade de agir e também por uma fraca capacidade de reação. O sujeito que sofre de passividade tem igualmente uma falta de iniciativa e de poder de decisão.

Estilo de comunicação passivo
Os comunicadores passivos têm dificuldade em expressar suas necessidades e lutar por suas convicções. Pessoas assim hesitam em tomar a dianteira porque querem evitar conflitos. Para seus colegas de trabalho, os comunicadores passivos parecem descontraídos ou até tímidos.

Comportamento passivo, agressivo e assertivo.

Pessoas passivas não gostam de desapontar ou deixar irritadas outras pessoas, passando a adotar posturas que prejudicam a si próprias; O próximo passo é conversar com as pessoas passivas para que elas reconheçam essa situação e aceitem o desafio da transformação.

A diferença entre um ativo e um passivo é simples e clara: o ativo é tudo aquilo que gera dinheiro e o passivo corresponde a tudo o que envolve despesa. Portanto, de um lado temos os ativos - as entradas de dinheiro - e do outro temos os passivos - as saídas.

No âmbito comportamental, costuma-se usar a expressão "pessoa relativa" para se referir ao indivíduo que possui um comportamento flexível em relação a suas ações e decisões.

A grande diferença entre eles está na forma com que os rendimentos são pagos. Ou seja, a ativa sempre envolve uma força de trabalho para gerar valor. Na forma passiva, isso acontece de maneira automática.

A agressão passiva é uma forma de expressar sentimentos dissimulados de raiva de maneira silenciosa. É mais comum do que imaginamos e funciona mais ou menos assim: uma pessoa faz algo que desagrada a outra.

Confira mais detalhes sobre cada tipo de comunicação, quando usá-los e como aprimorá-los!

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

Quais são os tipos de perfis comportamentais?

  1. Comunicador. O perfil comunicador é caracterizado pela alta sociabilidade e conexão interpessoal. ...
  2. Planejador. Pessoas planejadoras são calmas e estáveis, tendo uma fácil convivência em equipe. ...
  3. Executor. Pessoas executoras tendem a ser competitivas e dominantes. ...
  4. Analista.

Para ser assim, o líder precisa ser empático e observador. É claro que é bem difícil desenvolver essas qualidades no agitado ambiente empresarial, no qual há muitas outras coisas que exigem a atenção da chefia. Porém, quando a liderança se esforça nesse sentido, as demandas internas ficam mais eficientes.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

Muitos implicantes são assim porque não estão bem com elas mesmas, e não por falhas suas. Se você responder às implicâncias delas com irritação ou implicância também, as coisas só irão piorar.

Continuar lendo O que é morte passiva?