Sou um bom profissional?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Um bom profissional é autoconfiante em suas ideias de planejamento e principalmente autoconfiante em suas ações práticas. Esse comportamento, além de gerar mais confiança, também faz com que o profissional se destaque dentro e fora da empresa.

Como fazer o Perfil Profissional? Para construir o Perfil Profissional faça uma análise detalhada da sua carreira incluindo de forma sucinta sua formação acadêmica, principais habilidades, promoções, conquistas e se possui disponibilidade para mudanças e viagens.

“Satisfação e propósito genuínos, sérios e duradouros devem ser conquistados pela escolha e pela maneira como conduzimos nossas batalhas.” — Mark Mason. Profissional, na visão Bimodal, é aquele que tem como missão ajudar a criar uma relação melhor entre clientes e fenômenos.

O ideal é falar sobre trabalho – sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua. É importante escolher um assunto que você conheça bem e, se possível, possa expor alguma experiência pessoal.

As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas, geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.

Entre elas, podemos destacar: zelo, honestidade, sigilo e competência. Zelo – O profissional é representado pelos resultados do seu trabalho. Por isso, ele deve cuidar de fazer sua tarefa com a maior perfeição possível, para construir positivamente sua própria imagem.

Os profissionais de qualidade possuem como principais atributos a visão estratégica e ampla do negócio em que atuam, a capacitação para planejar, implementar e auditar sistemas de gestão da qualidade e produtividade, bem como a disposição para executar tarefas como a organização de ferramentas voltadas para minimizar a ...

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

O objetivo profissional representa as aspirações relacionadas à carreira de um indivíduo. Ou seja, o que ele quer ser e fazer profissionalmente. Esse desejo também é descrito no currículo, logo no início do documento, para orientar qual é a área ou o cargo que o profissional pretende ocupar.

Estratégias para uma alta performance

  1. 1 – Defina metas. Tudo que não tem meta não vai para frente, fica estagnado. ...
  2. 2 – Estude. O mundo vive em constante atualização e você precisa acompanhar isso se quiser alcançar uma alta performance. ...
  3. 3 – Feedback. ...
  4. 4 – Foco é amiga da produtividade. ...
  5. 5 – Cuide de você

Pontos a mencionar

  1. Falar das experiências passadas;
  2. Contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo;
  3. Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo;
  4. Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo. Falar brevemente sobre passatempos (hobbies) que tenha;
  5. Seu papel na empresa.

A trajetória profissional deve ser descrita de forma resumida, planejada e na linha cronológica dos acontecimentos. Esse resumo deve ser bem escrito no LinkedIn, no currículo ou onde seu portfólio puder ser apresentado. Com base nesta descrição, busque resumir a forma verbal dentro de um roteiro.

Profissionais de sucesso são altamente focados em sua jornada de trabalho. Eles sabem como utilizar as ferramentas as quais têm acesso para impulsionar seu desempenho e atingir resultados que vão além da média. Além disso, costumam se sentir estimulados a ultrapassar barreiras e quebrar recordes.

Esses valores podem informar como as pessoas interagem (humildade, respeito, honestidade), o foco do trabalho de uma pessoa ou empresa (engenhosidade, criatividade, dados orientados) ou as responsabilidades individuais que uma pessoa terá (consistência, qualidade, confiabilidade).

Respeite a política da empresa e leve seu trabalho a sério
Fique atento aos prazos e metas a serem cumpridos. Demonstre comprometimento com suas atividades e bom relacionamento com sua equipe. Evite falar mal da empresa para seus colegas, envolver-se em fofocas e tratar de assuntos pessoais durante o expediente.