Sou tímida e não tenho assunto com as pessoas?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

De acordo com especialistas, a timidez é uma construção. As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

A dificuldade em socializar pode sim ser um transtorno, o qual tem a possibilidade de evoluir e trazer maiores problemas ao paciente. Dito isso, o mais indicado é buscar por especialistas para realizar o correto diagnóstico. Nesse momento, o ideal é pesquisar em um local confiável.

Evidentemente, não é possível deixar de ser uma pessoa tímida de um dia para o outro, mas, acredite, existem estratégias que podem auxiliar no momento em que esse sentimento horrível aparece sem aviso. Antes de conhecê-las, é preciso entender quais são as causas comuns para que alguém seja considerado tímido.

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.

Para você ter uma ideia 20 a 30% das crianças com TDAH não são agitadas excessivamente nem hiperativas. São quietas, tímidas, inclusive introspectivas. Algumas delas apresentam até dificuldades de socialização, de tão quietas que são.

Provavelmente seu problema está relacionado com ansiedade e também falta de treino em comunicação. Esse tipo de habilidade é possível de ser desenvolvida e melhorada com treino e auxilio profissional. Caso seja algo que atrapalhe muito sua vida, sugiro que busque ajuda psicológica.

Se você possui medo constante do julgamento dos outros, de interações sociais, de ser apresentado para alguém novo ou até mesmo de entrar numa sala onde as pessoas já estão sentadas, você pode sofrer de ansiedade social.

Sintomas físicos da timidez excessiva:
Rubor na face; “ficar vermelho”; Respiração acelerada; Dores no estômago, náuseas; Tremores (inclusive na voz);

A Timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações sociais, algo essencial ao ser humano. Em alguns casos, a Fobia Social conduz a estados depressivos ainda mais limitantes, nomeadamente a Depressão.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

Aproxime-se do tímido de forma amistosa e gentil, mas sem pressa e sem ficar muito perto - o ideal é ter calma. Outra opção é fazer uma pergunta sobre ele para “quebrar o gelo” e fazer com que a conversa se desenvolva. Diga, por exemplo: “Oi, Tarcísio! Estou muito feliz em vê-lo.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Olá, a timidez é uma característica de personalidade e é normal sim.

A timidez é tão forte que as impede de interagir, participar em situações sociais e interagir com os outros. Em vez de irem ficando mais à vontade progressivamente, vão ficando cada vez com mais medo, impedindo-as de fazer novos amigos ou experimentar coisas novas.

É momento diferente para praticamente toda a humanidade. Estar tímido e inseguro, apresente seus componentes positivos: uma pessoa tímida, em geral, pensa mais antes de falar, é mais confiável, ouve melhor, portanto aprende mais; representa menor ameaça nas convivências.

Como vencer a timidez em apenas 5 passos

  1. Enfrente os seus medos. O primeiro passo para vencer a timidez é baseado em lidar com ações que geralmente deixam uma pessoa desconfortável. ...
  2. Mantenha contatos. ...
  3. Não se diminua. ...
  4. Acredite em você ...
  5. Trabalhe a postura corporal.

Olá, o medo de sair de casa está relacionado com os quadros ansiosos. Busque ajuda de um psicólogo e psiquiatra. O psiquiatra poderá tratar o caso com psicofármaco e a psicoterapia irá te ajudar a lidar com o medo até que você volte a sua rotina normal.

É o que a ciência tenta comprovar. Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, nos EUA, descobriram que tímidos como Maron têm alterações em duas regiões do cérebro: a amígdala, parte cerebral primitiva de onde surgem emoções como o medo e a ansiedade, e o hipocampo, ligado à memória.