Sou teu Ou sou seu?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Na gramática tradicional, o pronome possessivo 'teu' deve ser usado em frases com o pronome pessoal 'tu'. Já o 'seu' associa-se a 'você'.

Os pronomes te, ti, contigo, teu, tua, teus, tuas são referentes à segunda pessoa do singular, tu. Os pronomes o, a, os, as, lhe, lhes, seu, sua, seus, suas são referentes à terceira pessoa, você(s), ele(s), ela(s).

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

pronome Pronome possessivo

pronome Pronome possessivo da 3ª pessoa; indica posse ou interesse; dele, dela, deles, delas: seu pai, sua mãe, sua alma.

substantivo masculino O que está na posse da pessoa com quem se fala: o teu carro é melhor que o meu! substantivo masculino plural Os teus.

Significado de teu
Pertencente ou próprio da pessoa com quem se fala: tua blusa, tua vida. Pessoa com quem se tem uma relação de amizade, de afeto; de quem se gosta: qual é o teu cantor favorito?

Conjunto dos amigos ou aliados da pessoa a quem se fala ou escreve ou o grupo em que esta se integra (ex.: ela não gosta de chocolate, é das tuas). Feminino: tua.

Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Esse pronome, de 1ª pessoa do singular, indica posse, ou seja, a pessoa que emite o discurso (1ª pessoa) tem posse da casa. Sou apaixonado por essa escritora!

Eu e ele formamos um belo par. c) Os pronomes “tu” e “vós” podem exercem a função de vocativo. d) Os pronomes “eu” e “tu” não prescindem do uso da preposição. Logo, devemos substituí-los pelos pronomes “mim” e “ti”.

7) Pronomes pessoais
O currículo não deve ter palavras como “eu”, “ela” ou “meu”. “Não escreva no currículo na terceira ou primeira pessoa. O recrutador já entendeu que tudo o que está lá são informações do candidato e de suas experiências”, diz Tina Nicolai, coach executiva e fundadora do Resume Writers' Ink.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?