Sou tataraneto de português tenho direito à cidadania?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Portanto, você pode ser bisneto, trineto, tataraneto de um português que poderá ter direito à dupla cidadania, já a Lei da Nacionalidade não institui limite de gerações.

Bisnetos e trinetos tem direito à cidadania portuguesa pelas mesmas condições de netos: – Caso todos os parentes em linha direta descendentes do português estiverem vivos, existe o direito por atribuição. Filho do português passa para o neto do português vivo. Neto do português passa para o bisneto.

Para começar, a resposta é simples e positiva: não há limite de gerações para que você tenha direito à sua cidadania italiana.

A cidadania portuguesa é o serviço mais solicitado no Instituto dos Registos e Notariado (IRN), órgão local público que administra os documentos oficiais do país.

Filhos de cidadãos portugueses, bem como netos, cônjuges e companheiros destes, e descendentes de judeus sefarditas portugueses, têm direito a requerer a nacionalidade portuguesa.

Cidadania portuguesa para crianças nascidas em Portugal; Cidadania portuguesa por casamento (ou para companheiros); Cidadania portuguesa para descendentes de judeus sefarditas; Cidadania portuguesa para pais de crianças nascidas em Portugal.

A lei da nacionalidade era uma mudança aguardada desde meados de 2020, porém devido à pandemia, ela só foi de fato aprovada, em maio de 2022 e já está em vigor, basicamente, essa nova mudança na lei, garante que a cidadania pode ser passada até a segunda geração, sendo assim, agora netos também podem tirar a cidadania ...

Sim, desde que não ultrapasse 90 dias. Caso contrário, é necessário solicitar um visto de residência para os Estados Unidos. Como morar nos EUA com cidadania portuguesa? O primeiro passo é solicitar o visto de residência via consulado dos EUA.

No Arquivo Nacional e no Museu da Imigração, você pode pesquisar dados sobre imigrantes que chegaram ao Rio de Janeiro e São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook. Alguns deles, como o Genealogia Portugal e o Genealogia Lisboa, podem ter bastante informação sobre seus antepassados.

O pedido de nacionalidade está disponível online para pessoas com mais de 18 anos a viver em Portugal há, pelo menos, cinco anos e para pessoas casadas ou a viver em união de facto com alguém de nacionalidade portuguesa há mais de 3 anos. O serviço online só pode ser feito através de um/a advogada/o ou solicitador/a.

A cidadania portuguesa para bisnetos brasileiros de origem portuguesa é possível, porém só ocorrerá depois que o ascendente do bisneto adquirir a dupla cidadania antes. Na prática, não é possível pular duas gerações seguidas na atribuição de nacionalidade portuguesa para bisnetos.

É possível solicitar pelo site das Conservatórias do Registro Civil, das Lojas do Cidadão ou do Instituto dos Registos e do Notariado, recebendo a via impressa por e-mail. O valor pode ser em torno de 20 euros, dependendo do número de páginas, cópias e da situação.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
A verdade é que os países exigem mais evidências, já que muitos sobrenomes são comuns em diferentes nações, e há um limite geracional que não consegue abranger todos descendentes de uma família.

Para que seja possível fazer o requerimento para cidadania portuguesa por tempo de residência, é necessário: Ser maior de 18 anos, ou ser emancipado de acordo com a Lei Portuguesa; Residir legalmente em Portugal há, no mínimo, 5 anos; Ter domínio da Língua Portuguesa.

Em média, um processo para tirar a cidadania por naturalização tem a estimativa de durar entre um e dois anos a partir da apresentação de documentos, apurou o Portugal Giro. Porém, há informação de milhares de brasileiros na fila há mais tempo.