Sou o órgão que sente perfume?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Compreenda mais sobre o olfato, um sentido que nos torna capazes de perceber os odores. Como é bom poder sentir o cheiro de uma rosa, o perfume de uma pessoa querida ou o cheiro maravilhoso da comida da mãe. É através do sentido do olfato que isso se torna possível.

A mediunidade olfativa é a capacidade de sentir determinados odores que não pertencem ao mundo material. Normalmente acontece em momentos inesperados que com certeza é a forma de comunicação do mundo espiritual. aviso. Cheiros mais comuns de sentir para quem é médium olfativa.

Passe a língua na parte de trás da mão ou em um ponto do braço, aproxime o nariz e cheire. A umidade reforça o odor, ficando mais fácil detectá-lo. Peça para um amigo ou parente cheirá-lo. Fale com alguém que seja mais chegado e possa fazer uma avaliação honesta.

Isso porque o cheiro captado pelas células do nariz pode servir de gatilho para liberar substâncias e neurotransmissores que causam a dor de cabeça. Na enxaqueca, além da dor há outros sintomas desconfortáveis como enjoo, vômitos e intolerância à luz. Isso pode impossibilitar a capacidade de concentração e o trabalho.

Sintomas como dores de cabeça diante de um forte cheiro de perfume e coceira no nariz após contato com produtos de limpeza não são, necessariamente, indícios de uma alergia, mas sim resultado de uma intolerância química a certos odores.

O que poucos sabem é que o nome científico desta disfunção é parosmia. Essa condição, que é conhecida muito antes da pandemia, pode também ser causada por outras infecções virais, como resfriados e gripes, golpes na cabeça ou no rosto que danificam alguma parte do sistema olfativo e, até mesmo, sem motivo aparente.

A fantosmia é a percepção de odores sem que haja o estímulo, ou seja, é uma alucinação sensorial. Os cheiros variam de pessoa para pessoa, podem ser agradáveis ou não.

Como funciona o olfato
O principal órgão olfatório é o nariz, que capta as moléculas das substâncias dispersas no ar. Na parte superior da cavidade nasal está localizada a mucosa olfativa, composta por receptores sensoriais (neurônios olfatórios) que transformam o sinal químico das partículas do odor em sinal elétrico.

  • MÉDIUNS EFEITOS FÍSICOS.
  • MÉDIUNS SENSITIVOS.
  • MÉDIUNS AUDIENTES.
  • MÉDIUNS FALANTES.
  • MÉDIUNS VIDENTES.
  • MÉDIUNS SONÂMBULOS.
  • MÉDIUNS CURADORES.
  • MÉDIUNS DE PSICOGRAFIA.

Esta sensação está muito mais associada à emoção do que à razão, e está diretamente ligada à intuição. Se cada indivíduo avaliar cuidadosamente cada um dos seus pressentimentos, certamente encontrará uma relação entre essa sensação e algum aspecto de sua vida.

A Mediunidade Curadora é a faculdade que o homem tem de curar ou aliviar as dores pela simples imposição das mãos ou pela prece; assim define Kardec no Livro dos Médiuns (1861).

Outra maneira de estar sempre cheirosa mesmo sem perfume é usando aromatizadores nas roupas. Depois de secas, borrife levemente sobre elas e guarde. Além de você, o guarda roupa também ficará cheiroso. Se preferir, você pode fazer o seu próprio aromatizador de roupas caseiro.

Seja o mais sincero e direto possível.
Caso apenas teça comentários vagos sobre “higiene”, você poderá fazer com que a pessoa pense que precisa escovar os dentes por causa do mau hálito, ou algo do tipo — portanto, evite confusões e seja direto, mas gentil. Diga algo como "Você tem cheirado mal ultimamente".

Pessoas com sensibilidade aos componentes químicos das fragrâncias podem sofrer de enxaqueca severa, tonturas, náuseas, dor de garganta, irritação nos olhos, alergias na pele e asma.

O tratamento para a alergia a perfumes, seja leve, moderada ou grave, pode ser feito com o afastamento de produtos que não tenham perfume neutro, sendo até desaconselhado o uso de produtos de perfume suave. Por não ter cura, o tratamento da alergia a perfumes, dura a vida inteira.

Pessoas com parosmia descrevem repetidamente alguns cheiros ruins, incluindo um que é químico e fumegante, um que é doce e enjoado e outro descrito como "vômito". A pesquisa de Parker também descobriu que os maus cheiros podem persistir com os que sofrem de parosmia por muito tempo.

Sabe-se que a osmofobia refere-se a uma sensibilidade aumentada a certos odores durante os ataques de enxaqueca, o que pode levar o indivíduo a evitar esses odores capazes de agravar os sintomas migranosos desses.

Os cheiros fortes podem dar dor de cabeça por provocarem o aumento dos estímulos de neurotransmissores do cérebro. É comum que algumas pessoas sintam dores de cabeça ao inalar o cheiro de tinta. Isso porque cheiros fortes que podem estar presentes no dia a dia acabam sendo gatilhos para pessoas mais sensíveis.

Elza Magalhães (CRM – BA 11.224) deu uma dica para nossos leitores driblarem o efeito da osmofobia: Algumas pessoas relatam que aromas de ervas frescas, como folhas de manjericão, hortelã, alecrim e menta, ajudam a aliviar a sensação de dor, isso porque cada organismo reage de uma forma aos gatilhos, ou seja, cheiros ...

O mau hálito, também conhecido como halitose, é um odor desagradável exalado pela boca e quando presente causa constrangimento para quem tem e para quem sente.

No entanto, para manter o bom cheirinho exalando o máximo de tempo possível, o que faz toda diferença é aplicar a fragrância em áreas onde o calor do corpo ative o cheiro do perfume ao longo do dia, como atrás da orelha, na base do pescoço, no lado de dentro dos punhos e cotovelos e atrás dos joelhos.