Sou neto de Alemão tenho direito à cidadania?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

Desde 20 de agosto de 2021, as pessoas nascidas após a entrada em vigor da Lei Fundamental alemã (após 23 de maio de 1949) podem adquirir a cidadania alemã por declaração.

A pesquisa genealógica consiste na consulta de matrículas e registros além do que é informado pelos órgãos e representações diplomáticas alemãs. Nesses registros é possível verificar os dados sobre a entrada e saída de cidadãos alemães no consulado brasileiro.

Como solicitar a cidadania alemã? A naturalização alemã só pode ser feita no país, enquanto o processo de aquisição da cidadania por ascendência pode ser solicitada no Brasil, por meio das representações alemãs. Você pode solicitar a sua cidadania alemã sozinho ou com o acompanhamento de profissionais qualificados.

Quantas gerações têm direito à cidadania alemã? De forma geral, não há limite de gerações, desde que se comprove a ancestralidade.

Itália

Qual o país europeu mais fácil de conseguir cidadania? O país europeu mais fácil para conseguir a cidadania é a Itália, via descendência familiar. Isso porque para ser elegível à cidadania basta ter patrimônio italiano ou comprovar relação com um cidadão nascido no país depois de 1861.

Scheffel. Sobrenome raro, mas com expressiva quantidade de registros no Brasil e nos Estados Unidos, Scheffel surge através da palavra Schäffl, um diminutivo de Schaff, que significa “barril de banheira”.

Um cidadão alemão que nasce ou se casa na Alemanha deve ter apenas um sobrenome. Se houver dois sobrenomes, eles precisam ser combinados com um hífen. Se o Herr Schmitz se casar com a Frau Müller, a lei alemã permite que o casal mantenha seus sobrenomes originais.

O tempo médio para obter a cidadania alemã varia de acordo com o tipo de solicitação e o local onde o processo está sendo realizado. Em geral, o processo pode levar de seis meses a dois anos. No entanto, há casos em que o processo pode ser mais rápido ou mais demorado.

Pesquisa e reunião de dados para cidadania alemã

  • Arquivo Nacional.
  • Memorial do Imigrante.
  • APEES.
  • Staatsarchiv der Freien und Hansestadt Hamburg.

De maneira geral, para o pedido de cidadania para descendentes de europeus, são solicitados documentos como:

  1. Certidão negativa de naturalização (CNN) emitida pelo Ministério da Justiça;
  2. Certidão de nascimento do requerente;
  3. Certidão de casamento;
  4. Certidão de óbito;
  5. Certidão de nascimento do descendente naturalizado.

calcule sempre pelo menos 80 90 reais por certidão civil. a cada geração e você vai ter uma ideia mais ou menos de quanto você vai gastar e se você preferir contratar um profissional porque é um trabalho que demanda muito tempo se alguma vez você já tentou fazer é uma vida genealógica você. sabe do que eu tô falando.

Não, pois para morar nos Estados Unidos com um passaporte europeu, você deverá solicitar um visto como qualquer outro cidadão. O ESTA não é considerado um visto, mas um documento que prova que o cidadão europeu não precisa de visto americano e pode usá-lo para entrar nos EUA para viagens de turismo e negócios.

Antes de qualquer coisa, saiba que NÃO é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome. Isso porque, mesmo que alguns sobrenomes sejam de fato comuns e populares em outros países, isso não dá direito à aprovação da dupla nacionalidade, já que há uma limitação geracional, abrangendo, no máximo, filhos e netos.

Os alemães são, de fato, pontuais, eficientes, trabalham duro e tendem a manter uma certa distância de quem não conhecem. Eles prezam pela ordem e não têm medo de avisar a qualquer um que esta pessoa está infringindo alguma regra, seja legal ou moral.

Basicamente, a Lei da Nacionalidade Portuguesa prevê que é possível solicitar a cidadania de forma direta apenas até a segunda geração, ou seja, se forem filhos e netos de portugueses.