Sou mulher sou feminino ou masculino?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

As duas formas estão corretas. O uso de feminino ou feminina dependerá do contexto da frase em que ocorre: Eu sou feminina. Eu sou uma mulher feminina.

Se por alguma razão for importante mencionar os dois gêneros, a forma clássica de fazê-lo é com parênteses: “Senhores(as) alunos(as)”.

1. Que é próprio de ou relativo a mulher (ex.: identidade feminina; ponto de vista feminino). 3. Próprio de ou relativo a fêmea (ex.: órgão sexual feminino).

1) São considerados de gênero feminino os nomes de mulheres e as suas funções. Exemplos: Lia, Maria, Luzia, rainha, professora, vendedora. 2) Nomes de animais do sexo feminino. Exemplos: vaca, pata, galinha.

se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer (feminino/mulher cisgênera; masculino/homem cisgênero). Pessoa transgênera: se identifica (ou pode se identificar, a partir de determinado momento da vida) com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído ao nascer.

Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu.

Olá, pode sim, identidade de gênero é uma coisa e orientação sexual é outra. Você pode ser gênero fluido e ser pan, uma coisa não impede a outra.

O substantivo comum de dois gêneros, chamado também de comum de dois, é um tipo de substantivo uniforme. Ou seja, aquele que apresenta somente um termo para os dois gêneros (masculino e feminino).

A forma correta de escrita da palavra é feminino, com i na segunda sílaba: fe-mi-ni-no. A palavra femenino está errada. Devemos utilizar os adjetivos feminino ou feminina, dependendo do gênero, sempre que quisermos referir algo relativo às mulheres, às fêmeas, que se definem assim por possuir ovários.

7 sinônimos de feminino para 1 sentido da palavra feminino: Relativo à mulher ou fêmea: 1 feminil, fêmeo, femeal, feminal, femíneo, mulheril, mulíebre.

São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. Há, contudo, uma distinção a ser feita entre: substantivos biformes e uniformes. Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina.

“A orientação sexual irá fazer com que a pessoa busque relacionamentos afetivos-sexuais com pessoas do mesmo sexo (homossexual), sexo oposto (héterossexual) e ambos (bissexual). Já na identidade de gênero diz respeito a como a pessoa se sente, se do gênero feminino ou masculino”, disse.

Falar de gênero é uma forma de revelar desigualdades que são na maioria das vezes silenciadas na sociedade e tidas como normais. Quando falamos em gênero, nos referimos aos padrões sociais atribuídos de forma diferente a homens e mulheres e às desigualdades que decorrem dessa diferenciação.

Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceu. Transgênero é a pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento. Por exemplo: o indivíduo nasceu com genitália masculina, mas sua identificação é com o gênero feminino.

A hormonioterapia é um tratamento seguido por muitas pessoas transgênero para modificar o seu corpo através do uso de hormônios, sejam eles masculinos ou femininos. No Brasil, as terapias hormonais são proibidas para menores de 16 anos, e as cirurgias só são liberadas a partir dos 18.

Enquanto na bissexualidade a pessoa pode ter preferência por alguns gêneros, a pansexualidade é a atração por todos. Para quem é pan, o gênero não importa, nem entra na conta. É aquele famoso: “gosto de pessoas, não importa o gênero”.

A assexualidade não é muito comum, mas é uma opção de vários homens e mulheres ao redor do mundo. No Reino Unido, estima-se que 1% da população seja assexual – como é o caso de Robin Dibben, de 24 anos.

Todos os substantivos podem, invariavelmente, ser classificados em masculinos e femininos dentro da língua portuguesa. Em geral, temos por regra que todos os substantivos masculinos são caracterizados pela desinência “o”, enquanto os substantivos femininos são classificados pela desinência “a”.

Para indicar o gênero deles, é preciso usar um artigo ou, então, um adjetivo. Há ainda nomes como criança e monstro, que têm gênero fixo e funcionam tanto para o sexo masculino como para o feminino, aceitando somente um tipo de artigo, conforme o caso. Exemplo: Pedro é uma criança esperta. Ela é um monstro.

[ Gramática ] Que é do género feminino, por oposição ao género masculino e ao género neutro, nas línguas em que este existe (ex.: palavra masculina; pronome masculino; nome masculino).

Substantivo Masculino e Feminino
Os substantivos masculinos são aqueles que podem ser precedidos pelo artigo definido “o” ou pelo artigo indefinido “um”. Por exemplo, “o quarto” e “um médico”. Os substantivos femininos são aqueles que podem ser precedidos pelo artigo definido “a” ou pelo artigo indefinido “uma”.