Sou muito distraída O que fazer?

Perguntado por: icordoba6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Veja 5 dicas para ser mais objetivo, aumentar o foco e acabar com a procrastinação!

  1. Divida o tempo e as tarefas. ...
  2. Busque parcerias. ...
  3. Faça coisas que ame. ...
  4. Não tente ser perfeito. ...
  5. Elimine as distrações. ...
  6. Ser focado e produtivo é difícil para todo mundo.

Veja 6 dicas para você evitar distrações:

  1. #1. Mude sua forma de ser, elimine a desordem. ...
  2. #2. Defina de forma clara seus objetivos. ...
  3. #3. Monte um plano de ação com tempo e faça uma coisa de cada vez. ...
  4. #4. Faça pequenas pausas. ...
  5. #5. Evite procrastinar. ...
  6. #6. Limite o consumo de café

Tipo Desatento – Distração, lentificação e esquecimentos. Sintomas do TDAH Tipo Desatento mais comuns são a falta de atenção, dificuldade em resistir às distrações, esquecimentos, desorganização mental e também das coisas ao redor.

As causas mais comuns para a falta de foco são as noites mal dormidas, a depressão e o uso incorreto do tempo. Quando a pessoa não consegue ter boas horas de sono, ela estará mais exposta ao mau humor e à irritação, o que pode fazer com que ela perca seus principais focos e sua produtividade.

Pessoas com TDAH tipo desatento cometem erros por descuido, pois têm dificuldade em manter a atenção, em seguir instruções detalhadas e organizar tarefas e atividades. Também podem ter uma memória de trabalho fraca, se distraírem facilmente com estímulos externos e perderem coisas constantemente.

Os desatentos sonhadores se apresentam geralmente como introvertidos, ansiosos, mimados, descoordenados, distraídos. Na escola o rendimento pode ser mediano, mas, testes de QI são normais. Como tendem a ser quietos e calados, incomodam menos que as crianças disruptivas, assim, vão passando quase invisíveis.

A confusão mental – ou névoa mental – não é uma reconhecida como uma doença. Porém, é muito comum, especialmente em períodos de tensão e estresse como o cenário proporcionado pela pandemia do novo coronavírus. Desse modo, os sintomas podem incluir: problemas de memória, falta de clareza e dificuldades em se concentrar.

A única forma de melhorar o raciocínio lento é exercitar o cérebro diariamente por meio de atividades e tarefas que estimulem todos os sentidos do corpo e, consequentemente, impactam positivamente a capacidade de se concentrar, focar e memorizar ². E o melhor: há várias formas de fazer isso!

Existem 4 tipos de atenção: atenção concentrada, atenção alternada, atenção seletiva e atenção focada. A distração normalmente altera por um curto período apenas uma dessas atenções, enquanto o déficit de atenção prejudica pelo menos três delas.

Então, confira como aumentar a concentração em passos bem tranquilos de seguir!

  1. Durma bem. 16 minutos perdidos parecem pouco para você? ...
  2. Pratique atividade física. A preguiça e a procrastinação são grandes inimigas da concentração. ...
  3. Alimente-se bem. ...
  4. Faça pequenas pausas. ...
  5. Fique longe de distrações.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Perde objetos com facilidade. Sensação de inquietude. Pessoa falante demais. Não consegue se manter parado/sentado por muito tempo.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Portanto, pessoas com esse transtorno podem ser tão criativas, obstinadas e empáticas quanto qualquer outra, desde que realizem o tratamento adequado ou em alguns casos, treinamentos que levem ao desenvolvimento de habilidades.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico. O tratamento inclui medicação com estimulantes, terapia comportamental e intervenções educacionais.