Sou laqueada e estou grávida tenho direito a indenização?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Gravidez após laqueadura constitui caso fortuito e não gera indenização.

Dez anos após o procedimento, a taxa é de 1,8 para 100 mulheres. A eficácia depende, em parte, de como as trompas foram bloqueadas, mas a taxa de gravidez é sempre baixa. A recanalização espontânea das trompas pode ocorrer independentemente de erro médico ou da técnica escolhida”.

É mais fácil restaurar as trompas quando elas não foram extraídas e quando a amarração, o corte ou a cauterização da tuba para impedir o óvulo de chegar ao útero é feito no meio. No caso de a interrupção ser na parte terminal, a reparação torna-se praticamente impossível.

Quem tem pelo menos 2 filhos vivos também tem a autorização, independentemente da idade; Está dispensada a autorização do cônjuge; Parturientes podem fazer laqueadura imediatamente após o parto; É necessário esperar no mínimo 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.

Entra em vigor lei que dispensa aval do cônjuge em procedimentos de esterilização. Entrou em vigor nesta semana a lei que colocou fim à obrigatoriedade de aval do cônjuge para procedimentos de laqueadura e vasectomia.

Vantagens da laqueadura
O método apresenta uma baixa taxa de falha, sendo menos de 1 a cada 100 mulheres que acabam engravidando no primeiro ano após a ligadura. Não causa dores, não altera os ciclos menstruais e nem o comportamento sexual, a aparência, o peso ou o apetite.

Qual exame detecta gravidez Ectópica? No surgimento de sintomas, o médico deve ser procurado para uma avaliação precisa e a indicação do tratamento adequado. Para detectar se o embrião está em desenvolvimento fora do útero, é realizada uma ultrassonografia depois de feito o exame Beta HCG, que pode dar positivo ou não.

A histerossalpingografia é uma forma de raio-x utilizada para visualizar as trompas e a cavidade uterina.

a laqueadura causa atrasos na menstruação? Sim, para algumas pessoas, a menstruação pode atrasar após a laqueadura. Afinal, como já mencionamos, cada organismo é único e reage de formas diferentes aos métodos contraceptivos. Então é possível que a menstruação atrase após ligar as trompas.

A lei 14.443/2022 entra em vigor daqui a seis meses, em março de 2023 e, no caso das mulheres, dispensa a autorização do companheiro para o procedimento de laqueadura, porque o projeto revoga essa exigência da legislação atual.

É possível, sim, reverter a laqueadura de trompas cortadas.
Porém, como cada caso é um caso, o mais indicado é que seu médico faça uma avaliação completa do seu estado de saúde e antecedentes cirúrgicos. Precisamos ressaltar que é comum ocorrer a gravidez nas trompas após recanalização tubária.

A laqueadura pode ser realizada via abertura da cavidade abdominal para ter acesso às tubas (procedimento mais comum no SUS e que requer internação hospitalar) ou por laparoscopia (menos invasivo).

Existe uma taxa mínima de falha. De acordo com a ginecologista Ana Lúcia Beltrame, é raro engravidar após a cirurgia. Contudo, a gravidez é possível quando as trompas se recanalizam, ou seja, surge num novo canal na trompa que havia sido interrompida que permite a passagem do espermatozoide.

O método de fertilização in vitro é o mais indicado para mulheres que fizeram laqueadura e querem engravidar, uma vez que não a fecundação não passa pelas trompas. Os óvulos são retirados diretamente dos ovários e fecundados em laboratório.

Também conhecida como ligadura tubária ou de trompas, a laqueadura é um procedimento voluntário de esterilização definitiva da mulher. Trata-se de uma cirurgia simples, realizada por ginecologistas, que promove a obstrução das tubas uterinas, impedindo o processo de fecundação.

Como saber se a laqueadura foi cortada ou amarrada? A única forma é perguntando a sua ginecologista. Como existem diversas técnicas para a realização da laqueadura, cada profissional faz aquela de sua preferência. Atualmente, a maioria dos médicos associam as técnicas, para menor risco de recanalização das tubas.

7 – A laqueadura não engorda
Não há, no entanto, modificação em relação aos hormônios que o ovário produz. Ou seja, a sua realização não intervém no sistema endócrino, não causando, assim, nenhum aumento de peso.

O serviço de saúde não oferece a cirurgia de reversão. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação. Após a cirurgia, é necessário utilizar outro método contraceptivo durante, pelo menos, 90 dias. A laqueadura, por sua vez, é um procedimento cirúrgico que dura entre 40 minutos e uma hora.

A reversão do procedimento é possível, mas nem sempre bem sucedida. Essa reversão da laqueadura, também conhecida como salpingoplastia, pode ser feita por laparoscopia, um método seguro, eficaz e minimamente invasivo, trazendo baixos riscos à paciente.