Sou laqueada e acho que estou grávida?

Perguntado por: lzanette2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Se a mulher perceber sintomas de gravidez após uma laqueadura, ela deve fazer um teste o mais rápido possível e se for positivo, colocar-se nas mãos de seu médico rapidamente para evitar problemas mais sérios que possam surgir. Os sintomas claros de gravidez ectópica são: Dor abdominal e cólicas.

Mulher que engravidou depois de laqueadura ganha indenização. É de responsabilidade do hospital e do médico que faz a cirurgia de laqueadura de trompas informar a paciente que o método pode não ser completamente eficaz. Deixar de prestar a informação gera indenização por danos morais em caso de gravidez indesejada.

a laqueadura causa atrasos na menstruação? Sim, para algumas pessoas, a menstruação pode atrasar após a laqueadura. Afinal, como já mencionamos, cada organismo é único e reage de formas diferentes aos métodos contraceptivos. Então é possível que a menstruação atrase após ligar as trompas.

Quanto tempo dura gravidez ectópica? Esse tipo de gravidez não tem como chegar aos 9 meses, como uma gestação normal. Em alguns casos, quando o embrião se aloja na cavidade abdominal ou no ovário, ele pode se desenvolver por um pouco mais tempo de gestação.

Após 30 dias da reversão de laqueadura, a fertilidade da mulher já pode ser considerada. A chance dela engravidar vai depender além da idade, da qualidade do sêmen do parceiro, da reserva ovariana e da técnica usada para fazer a reversão.

Só não é possível reverter quando a mulher retirou as trompas, método conhecido como salpingectomia. A laqueadura só é permitida por lei em mulheres com mais de 25 anos ou que tenham, no mínimo, dois filhos vivos.

Não existe nenhum tipo de exame que te responderá com exatidão qual foi a técnica que foi utilizada na laqueadura. Porém, se a intenção é saber se as trompas estão pérvias ( se pode haver passagem do óvulo pela trompa), pode-se fazer um exame chamado histerossalpingografia.

Na gravidez nas trompas, como o próprio nome já diz, ocorre nas trompas. Ou seja, o óvulo fecundado não chega até o útero e se firma nas tubas uterinas. Infelizmente, a gravidez ectópica é uma gestação sem futuro. O óvulo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode prejudicar várias estruturas maternas.

"A laqueadura é considerada um método bastante efetivo, definitivo, mas existe uma chance de falha de 5 em cada 1.000 mulheres, bem raro".

O que muita gente talvez não saiba é que o auxílio doença não é concedido apenas para casos de doenças ou acidentes de trabalho. A legislação brasileira também garante ao trabalhador de carteira assinada em regime de CLT o direito a receber o auxílio doença em casos de cirurgia.

É possível engravidar depois da laqueadura? As chances de gravidez reduzem consideravelmente após a reversão da laqueadura, no entanto, entre 40 a 69% das pacientes que passam pelo procedimento podem conseguir engravidar.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

A alteração da menstruação é um dos principais sintomas da síndrome de ovários policísticos (SOP). A mais comum é a presença de oligomenorreia, que é a menstruação com frequência anormal, em intervalos de mais de 35 dias ou a amenorreia, que é ausência de menstruações no período em que elas deveriam ocorrer.

Síndrome pós-laqueadura: algumas pacientes relatam aumento do fluxo menstrual e surgimento de cólicas abdominais mais fortes no período de menstruação após a realização da laqueadura tubária.

Outro sintoma da gravidez ectópica é o aparecimento de inchaço muito forte e rápido demais na barriga em um dos lados, mas isso não quer dizer que se você despontou uma barriguinha precoce em uma gravidez normal, sua gravidez seja ectópica pois a gravidez tubária acontece em média 1,5% das gestações, um número bem ...

A gravidez ectópica é confirmada com a realização de uma ultrassonografia transvaginal, para verificar se o embrião se implantou no útero ou não, e a dosagem do hormônio b-hCG.

A dor da gravidez ectópica pode ser sentida na pelve, no abdômen, ou até nos ombros e pescoço. Irregularidade menstrual, por exemplo, sangramento que pode ser mais intenso ou mais leve do que na menstruação normal.

A taxa de sucesso vai de 8 a 40% em casais saudáveis, sem nenhum tipo de problema de fertilidade anterior a realização da laqueadura. Quando mais saudável e menos idade, mais as chances de uma nova gravidez natural pós reversão de laqueadura.

A ligadura das trompas é realizada por meio de diferentes métodos cirúrgicos que consistem em cortar as tubas uterinas e amarrar suas extremidades. O procedimento pode ser feito por via abdominal ou vaginal. Na laqueadura por via abdominal, são utilizadas duas técnicas: laparotomia e videolaparoscopia.

O Sistema Único de Saúde (SUS) não faz reversão. Nesse caso, é possível fazer uma inseminação artificial.

A reversão de laqueadura pode ser realizada através da cirurgia tradicional ou através de videolaparoscopia. Em condições ideais, as taxas de sucesso são de 70%. O tempo necessário para avaliar se houve sucesso ou não na reversão da laqueadura é de seis meses a um ano após o procedimento.