Sou jovem e esquecer as coisas?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. Nesta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hipervigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se a perda de memória pode deve estar associada á estresse e a ansiedade ; ou também á outras patologias como problemas na tireoide ,diabetes,hipertensão,carência vitamínica ,déficit de atenção . Caso esteja persistindo deve sim ser investigada .

Sabermos que esquecer é normal até determinado ponto: desde que o esquecimento seja uma coisa que não atrapalhe no seu dia a dia. Se ele começa a comprometer as suas atividades, realmente é hora de procurar um profissional especializado.

Pessoas depressivas ou com intensa sensação de tristeza podem ter esquecimentos, devido a lentificação dos pensamentos, assim como outros fatores também estão associados, como sono, drogas,ansiedade, deficiências de vitaminas, etc.

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  • Evite muitas tarefas ao mesmo tempo.
  • Mantenha sua saúde em dia.
  • Enriqueça seu cardápio.
  • Tenha boa qualidade de sono.
  • Pratique atividades físicas.
  • Exercite seu cérebro.
  • Descanse.

Apesar de se manifestar com mais frequência a partir dos 65 anos, também pode surgir mais cedo. Ou seja, é preciso ficar atento, pois muitas vezes é possível identificar os sinais ainda jovem, por volta dos 30 ou 35 anos.

Pessoas com TDAH tem com sua memória disfuncional para tarefas cotidianas, podem se lembrar de que devem devolver o livro muito antes de passar pela biblioteca – e logo em seguida esquecer – ou lembrar muito depois, quando não há mais tempo para devolvê-lo.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

As falhas podem ocorrer por conta de outras doenças bem comuns, como o hipotireoidismo e o diabetes; pelo uso de medicamentos, inclusive alguns analgésicos, remédios para controlar a hipertensão arterial e a depressão; e por distúrbios do sono.

Até o momento não existem técnicas ou métodos avançados que consigam apagar alguma memória específica. Porém, o nosso próprio cérebro tem um mecanismo chamado “poda sináptica”, onde ele limpa diariamente o conteúdo que considera excessivo ou desnecessário.

também aprende a esquecer" Cuidado com quem você anda esquecendo aí!

Por exemplo, lentidão demasiada, travamento do sistema e “tela azul”. Entretanto, existem outros sintomas que também podem estar relacionados com a memória RAM com defeito, como aumento do número de arquivos corrompidos, baixo desempenho e erro na placa de vídeo.

Sinais de alerta

  1. Dificuldade em executar atividades diárias habituais.
  2. Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência – sintomas que sugerem delirium.
  3. Sintomas de depressão (como perda de apetite, pensamentos suicidas, dificuldade para dormir e lentidão da fala e da atividade geral)

Esses são alguns dos nutrientes e vitaminas benéficos para memória e concentração:

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.