Sou hipertensa e estou grávida?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

A hipertensão gestacional é um problema bem menos grave que a pré-eclâmpsia, mas ainda assim ela pode trazer malefícios à grávida e ao bebê. Gestantes hipertensas apresentam maior risco de alterações no fluxo de sangue na placenta, restrição do crescimento fetal, descolamento prematuro da placenta e parto prematuro.

PARIS (AFP) – Mulheres grávidas com problemas de hipertensão devem optar por partos cirúrgicos, nos quais o trabalho de parto pode ser induzido sem dilatação a partir da 37ª semana de gestação, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira.

Não existem evidências que a hipertensão influencia diretamente na infertilidade, no entanto alguns medicamentos utilizados para controlar a tensão arterial podem aumentar os níveis de prolactina e interferir na ovulação.

"Gestantes hipertensas podem ter parto normal?" Em casos de pressão alta agravada, com presença de pré-eclâmpsia ou comprometimento fetal, é necessário antecipar o parto, aumentando a probabilidade de uma cesárea.

Acompanhe as dicas:

  1. consumo de alimentos ricos em ácido fólico, que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos;
  2. repouso em caso de indícios de pressão alta;
  3. controle do peso, a partir do consumo de alimentos saudáveis e sem exageros;
  4. deixar de lado situações estressantes ou causadoras de preocupações.

A pressão alta na gravidez pode ser perigosa e levar ao desenvolvimento de pré-eclâmpsia, uma complicação grave que provoca aborto, caso não seja tratada adequadamente. As causas podem estar relacionadas com uma alimentação desequilibrada ou malformação da placenta.

“Se a mulher tiver hipertensão com pressão acima de 140/90 durante o pré-natal, isso precisa ser valorizado e é fundamental investigar pré-eclâmpsia.

É válido ressaltar que a hipertensão na gravidez não é um indicativo de cesariana e é possível induzir o parto normal se for necessário.

Qual a pressão ideal para uma mulher grávida? Marco Aurélio Galleta – Durante a gravidez, a pressão arterial sofre uma pequena queda no primeiro trimestre, que se acentua no segundo trimestre e volta ao normal no terceiro. Apesar disso, o conceito de hipertensão é o mesmo do que fora da gravidez, isto é, 14 por 9.

Ora, segundo o jornal Mirror, dormir virado para o lado esquerdo é pensado ser a melhor posição de sono para a hipertensão, na medida em que alivia a pressão arterial sobre os vasos sanguíneos que retornam o sangue para o coração.

O uso da losartana não é recomendado durante o primeiro trimestre de gravidez. O uso da losartana é contraindicado durante o segundo e terceiro trimestre de gestação (veja o item 4. CONTRAINDICAÇÕES).

O uso de Losartana Potássica não é recomendado enquanto você estiver grávida ou amamentando. A Losartana Potássica pode causar danos ou a morte do feto. Converse com seu médico sobre outras maneiras para diminuir sua pressão sanguínea se você pretende engravidar.

A losartana é contraindicado na gravidez, devido ao elevado risco de malformações fetais e complicações obstétricas. A losartana também não deve ser administrada durante o aleitamento materno.

Exames para detectar pré eclâmpsia

  1. Exames de sangue. Análise de urina.
  2. Ultra-som fetal.
  3. Perfil biofísico fetal (PBF)
  4. Diagnóstico e Tratamento da Pré-eclâmpsia.
  5. Conclusão.
  6. A Clínica Viver.

Ainda não existe consenso entre os médicos sobre as causas para essa condição. Inclusive, pode não haver um único motivo para que a hipertensão gestacional se manifeste. Contudo, estão entre os fatores de risco já conhecidos a má alimentação, histórico familiar, sedentarismo e o consumo excessivo de sal.

A pré-eclâmpsia é uma das principais causas de mortalidade materna e pode provocar partos prematuros. É uma doença específica da gestação e costuma aparecer por volta da 20ª semana, quando a paciente apresenta hipertensão (14×9) e perda excessiva de proteínas por meio da urina, conhecida como proteinúria.

CINCO FRUTAS QUE PODEM BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL

  • Melancia. Querida por muitos brasileiros, a melancia ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos que podem diminuir a pressão alta. ...
  • Limão. ...
  • Uva. ...
  • Cacau. ...
  • Romã