Sou grata ou agradecida?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ainda que os mais reconhecidos dicionários do Brasil e de Portugal deem esses adjetivos como sinônimos, há autorizadas vozes que preferem AGRADECIDO a GRATO, porque negam a este último adjetivo a acepção do primeiro.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos.

Que tem gratidão. Forma de expressar agradecimento. Exemplo de uso da palavra Agradecida: "Meninas me ajudem, ficarei super agradecida!"

Que está grata: 1 reconhecida, grata, bem-agradecida, gratífica, penhorada.

Reconhecimento da graça ou favor recebido. Sensação de gratidão pelo que foi recebido, sentimento de emoção por ter recebido uma ajuda espontânea. Retribuição da graça recebida, não por obrigação, mas para permitir que outras pessoas experienciem o mesmo sentimento.

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'.

A forma correta de escrita de expressão é Graças a Deus, sem acento indicador de crase. Graças a Deus é uma expressão usada para demonstrar agradecimento, gratidão e alívio em relação a algo que poderia ter sido ruim, mas que não trouxe consequências negativas: Graças a Deus estão todos bem!

Quando alguém diz “obrigado”, a resposta habitual é “de nada” ou “por nada”. Ou ainda: “não há de quê”. Quem responde ao agradecimento desobriga aquele que está grato. Essa resposta é a mais elevada.

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.

O agradecimento deve ser simples, direto ao ponto e agradável. Agradeça de forma sincera. Você deveria agradecer uma pessoa porque se sente sinceramente grato por algo que ela tenha feito, e não porque alguém o mandou fazê-lo ou porque você sentiu que era necessário.

adjetivo Que expressa ou sente gratidão; em que há ou demonstra agradecimento; que se sente agradecido. Que tende a ser agradável; que é bom e prazeroso: gratas memórias.

A gratidão, segundo ele, por ser uma emoção positiva, amplia o sentimento de bem-estar emocional. Já a professora de Psicologia, Barbara Fredrickson, aponta que, quando somos gratos, nos tornamos mais resilientes, felizes, sociáveis, saudáveis e criativos.