Sou formado no Brasil pode trabalhar nos EUA?

Perguntado por: rbarros2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Depende, alguns diplomas são aceitos, outros parcialmente aceitos. Alguns cursos como Marketing, Administração, Design, Turismo, Tecnologia, Matemática são áreas em que os profissionais podem atuar em qualquer parte do mundo. No entanto, para outros cursos as regras são completamente diferentes.

Os passos para a revalidação de diploma dividem-se, basicamente, em duas etapas principais. O primeiro é a tradução juramentada e o outro é o apostilamento da Haia. Dependendo do país para o qual você vá também pode ser preciso fazer um teste de proficiência da língua.

Validar o diploma é a primeira etapa para seguir até a 'certificação e licença', ou seja, ao reconhecimento de que o candidato pode exercer determinada profissão nos Estados Unidos. O processo é semelhante ao controle realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, fazendo um paralelo com o Brasil.

Em um primeiro momento, o seu diploma não possui validade no exterior. Portanto, sendo válido somente em território nacional, conforme informado anteriormente. Para o seu diploma ter validade no exterior, ele terá de passar por um processo no governo conhecido como Revalidação de Diploma.

Via de regra, não há permissão governamental para que estudantes estrangeiros trabalhem enquanto estudam nos Estados Unidos. A única exceção é para o caso específico daqueles que possuem o visto de estudante da categoria F-1 (Academic Student) e que já estão matriculados em um curso acadêmico de ensino superior.

Não há uma lista oficial de universidades nos Estados Unidos que reconhecem diplomas brasileiros, pois cada instituição educacional tem seus próprios critérios e requisitos de avaliação de equivalência de diplomas estrangeiros.

Apostilamento de Haia
O selo é inserido no documento para certificar a sua autenticidade pelo órgão do qual foi expedido para que seja válido em outros países. Criada em 1961, a Convenção de Haia é um tratado internacional que diz respeito à legalização de documentos estrangeiros.

A permissão para equivalência e reconhecimento do diploma brasileiro em Portugal existe graças ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre os dois países. Esse acordo é o que garante a um brasileiro poder atuar profissionalmente de maneira legal em território português.

Equivalência do Diploma do Brasil em Portugal – Tecnólogo, Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado. É importante informar que, para os estudantes brasileiros, a equivalência é chamada de reconhecimento de diploma estrangeiro e passou a ser vigorado pelo Decreto Lei 66/2018.

Os executivos-chefes corporativos estão na profissão mais bem paga fora do campo da saúde. A taxa de crescimento média projetada para todos os empregos entre 2021 e 2031 é de 5,3%. Pilotos e companhias aéreas e profissionais da área de TI também estão entre os maiores salários dos EUA.

Estudar no exterior traz mais Desenvolvimento pessoal
Neste contexto, cursar em uma universidade no exterior pode ajudar a expandir horizontes e adquirir habilidades como resiliência e flexibilidade de adaptação, características altamente valorizadas pelo mercado de trabalho.

A melhor universidade do mundo, segundo o relatório, é a de Oxford, do Reino Unido. Em seguida, aparecem a Universidade Harvard (EUA), Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Stanford (EUA).

O tenente da Polícia Militar de Rondônia (aposentado), Mario Silvio Pereira quebra recorde junto ao RankBrasil em 2023 de Maior número de diplomas universitários. Ele possui uma graduação em Direito e 65 pós-graduações (especializações), totalizando 66 diplomas.

A revalidação dos diplomas de graduação é feita sempre por universidades públicas. Já o reconhecimento dos diplomas de mestrado ou doutorado stricto sensu pode ser feito pelas universidades públicas e também pelas particulares.

A Credencial de Avaliação Educacional (Equivalency Credential Assessment), ou ECA, é usada para verificar se seu diploma, diploma ou certificado estrangeiro (ou outra prova de sua credencial) é válido e igual a um canadense.

Saúde, tecnologia e engenharia são as áreas com mais oportunidades para estrangeiros qualificados que querem viver o sonho americano, destaca Wagner Pontes, diretor nacional da D4U Immigration, escritório especializado em imigração para os EUA e Europa.