Sou feliz demais ou de mais?

Perguntado por: vchaves . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Estou cansado demais ou de mais: qual o certo? Como "demais" junto é um advérbio de intensidade e significa muito, algo "mais do que o normal", o correto é escrever "estou cansado demais", uma vez que a expressão quer dizer que a pessoa está muito cansada, bastante cansada.

A forma correta de escrita da expressão é nada de mais, escrita de forma separada. A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual.

A palavra demais, escrita tudo junto, é considerada um advérbio de intensidade. Assim, tem a capacidade de intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Nesse caso, demais significa algo em demasia e exprime excesso.

Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais. Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais. Cedo demais ou certo de mais: o correto é escrever cedo demais.

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação.

De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos. Exemplos: Comprei comida de mais, suficiente para muitos dias. Não vejo nada de mais, fique tranquila.

De forma excessiva: 1 excessivamente, sobejamente, demais, imenso, muito, sobremaneira, sobremodo, assaz, bastante, deveras, sobreposse, imensamente, exageradamente, em demasia, desmedidamente.

Você é demais! Em alguns casos, a palavra demais também pode ser usada como sinônimo de "além disso". Ex: Você não tem moral para me dar conselhos. Demais, você prometeu que não falaria mais comigo!

A forma mais comum de usar “mais” é como advérbio de intensidade, mas existem outras opções. Esta palavra pode receber classificações variadas a depender do contexto da oração. E assumir a forma de um substantivo, pronome indefinido, advérbio de intensidade, preposição ou conjunção.

Espero, acima de tudo, que você se saia bem! Essa cidade está acima do nível do mar. O termo "a cima", é sinônimo de "para cima" e antônimo de "de baixo" ou "para baixo" e não leva crase. Ele significa que algo está no alto ou no topo, sendo formado pela preposição "a" mais o substantivo "cima".

O correto é "te amo demais".

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

A locução nada mais nada menos que ou do que (= exactamente, precisamente, rigorosamente) reforça o sentido da oração: «A princesa era (...) o seu ideal de mulher perfeita.» A comparação enfática implica integração e não a separação constituída por uma ou mais vírgulas.

A palavra “mas” é comumente usada como uma conjunção adversativa ou, ainda, como um substantivo. Já a palavra “mais” é usada como um advérbio de intensidade.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual a diferença de mal com l ou mau com u? Agora, sim, vamos começar a esmiuçar o tema deste texto: mal ou mau. “Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”.

Bom demais: um elogio que indica que uma coisa é muito boa. Ex: Estou desconfiada porque ele é perfeito, é bom demais para ser verdade.

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.