Sou evangélica posso ser madrinha de batismo?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião. Pense só, se os padrinhos forem de outra religião ou não forem batizados, não podem cuidar e manter o afilhado dentro dos ensinamentos religiosos da fé católica.

Padrinhos de batismo ou de crisma têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar.

Apadrinhar é sinalizar o reino de Deus
Como comunidade do reino, a igreja confessa e proclama a Jesus Cristo e realiza as boas obras que Deus preparou de antemão para que as faça (Ef. 2.10). Por meio da Igreja e de suas boas obras o reino de Deus se torna historicamente visível como uma realidade.

O consenso escrito dos pais declara que aceitam que o filho seja batizado na Igreja e autorizam o pedido por parte dessa outra pessoa. Declaram, também, que não impedirão aos responsáveis que o filho será educado na fé católica”, explica o Presbítero.

A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).

A Igreja permite dois homens e duas mulheres serem padrinhos de batismo? O Código de Direito Canônico diz com toda clareza: Cânon 872 – “Ao batizando, enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança.

É considerado o primeiro sacramento, onde a cabeça da criança é molhada três vezes. No Protestantismo ou nas igrejas evangélicas, o batismo ocorre em pessoas mais velhas, sendo necessário consciência para fazer uma confissão de fé, declarando que se despede da "velha vida", morrendo para os maus hábitos.

Qual a diferença entre padrinhos de batismo e consagração? Padrinhos de batismo são incumbidos de levar a criança até a pia batismal e no direcionamento da vida pessoal e religiosa. Por outro lado, os padrinhos de Consagração auxiliam na religião e na proteção da criança.

39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 aDestes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja). Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

Neste caso, padrinho e madrinha são opcionais. “Padrinhos de consagração são pessoas que testemunham a consagração a Nossa Senhora. No rito final faz-se a consagração e aí, então, eles fazem parte, testemunham, consagram, entregam a vida do afilhado a Nossa Senhora”, ressalta Pe.

Madrinha de Batismo ou Madrinha de Consagração? A Madrinha de Batismo é aquela responsável por levar a criança até a pia batismal e guiá-la na sua vida pessoal e religiosa. Já a Madrinha de Consagração tem um dever muito mais direcionado a religião e proteção espiritual da criança.

Evangélico pode ser padrinho de católico - Novembro de 2021 - BabyCenter.

O batismo é para os pecadores
Como as criancinhas não são responsáveis ou capazes de cometer atos pecaminosos, elas não precisam do batismo. Em nossos dias, o Senhor revelou que “seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade” (Doutrina e Convênios 68:27).

O artigo 5º, inciso VI, da Constituição, assegura o livre exercício dos cultos religiosos, pois considera a liberdade de consciência e de crença inviolável. Assim, obrigar alguém a frequentar culto diverso da sua fé viola a Cnstrituição, dando ensejo à reparação moral.

Desejar ser batizado. Apresentar-se com o coração quebrantado e o espírito contrito. Arrepender-se de todos os pecados. Estar disposto a tomar sobre si o nome de Cristo.

Atos 8:36-38 NVT
O que me impede de ser batizado?”. Filipe disse: “Nada o impede, se você crê de todo o coração”.

Martim Lutero é categórico ao dizer que “onde não existe ou não se consegue essa fé, de nada nos serve o batismo”. O batismo acontece em nome do trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Dele fazem parte a palavra de lei e evangelho, a água e a comunidade de Cristo.