Sou é um verbo?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, represento, estou.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

Grata. Os verbos ser e estar são sempre intransitivos.

* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar.

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.

Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação.
...
Exemplos de verbos que indicam ação

  • pensar;
  • dividir;
  • lutar;
  • almoçar;
  • nascer;
  • acreditar.

Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz. Os verbos são a classe de palavras que indica ações, acontecimentos ou estados. Eles flexionam de acordo com: o número (singular ou plural);

O verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado e fenômenos em relação a determinado tempo. Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. Sou eu que faço você sofrer?

Com o verbo ser, a concordância verbal é feita, como normalmente, com o sujeito gramatical, ou seja, o verbo ser concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1. ª, 2. ª ou 3.
...
ª) com o sujeito da oração:

  1. Eu sou feliz.
  2. Ele é feliz.
  3. Nós somos felizes.
  4. Elas são felizes.

Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho. O carro está na loja.

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento, já que o significado da ação verbal é completo sozinho. O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi.

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto. Para indicar quem está sofrendo a ação, o objeto direto faz duas perguntas: o quê?