Sou descendente de português posso morar em Portugal?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Além das opções citadas acima, de ter direito como filho, neto ou bisneto de português, ou então através do casamento ou união estável, o brasileiro pode morar em Portugal também se for descendente de Judeus Sefarditas.

A nacionalidade pode ser requisitada para descendentes (filhos e netos, e em alguns casos, bisnetos), ascendentes (pais de filhos nascidos em Portugal), por tempo de residência legal no país, por descendência de judeus sefarditas, por nascimento em território português ou por investimento em Portugal.

De maneira geral, a Lei da Nacionalidade Portuguesa não estabelece limites de gerações, ou seja, você pode ser bisneto de português, trineto, tataraneto que ainda assim terá direito à dupla cidadania.

Essa legislação prevê que em território português todos têm direito à habitação, para si e para a sua família.

Sim, se você não tem cidadania europeia, você precisa de um visto para morar legalmente em Portugal. Como um brasileiro pode morar em Portugal? Com a solicitação de um visto específico para um determinado objetivo: trabalhar, estudar, viver de rendas próprias (exemplo: aposentado) ou para investir.

Uma das dúvidas que surge é: até qual geração a cidadania portuguesa é possível? A lei da Nacionalidade Portuguesa não estabelece limites de gerações, ou seja, você pode ser bisneto de português, trineto, tataraneto que ainda assim terá direito à dupla cidadania.

Para fazer uma árvore genealógica completa, que possa realmente facilitar na busca de documentos, é importante que ela tenha as seguintes informações:

  1. Nome completo do familiar;
  2. Datas e locais de nascimento / casamento / falecimento;
  3. Data de chegada ao Brasil.

5 anos

Nacionalidade Portuguesa por tempo de residência (curta duração – 5 anos) Em Portugal assim como em qualquer outro país, o processo para a obtenção de nacionalidade por aquisição ou por atribuição é bastante burocrático, frustrante e por vezes confuso.

A estimativa para a conclusão dos processos não é a mesma para todas as conservatórias de Portugal e existem brasileiros há mais tempo na fila. Em média, um processo para tirar a cidadania por naturalização tem a estimativa de durar entre um e dois anos a partir da apresentação de documentos, apurou o Portugal Giro.

Graças a uma recente alteração na Lei de nacionalidade, os netos não precisam mais comprovar aqueles vínculos com a comunidade portuguesa que até então vinham sendo exigidos. Atualmente basta o conhecimento da língua portuguesa para cumprir esse requisito!

Itália

Como funciona
Na Itália, não há limite de gerações para solicitar a cidadania por descendência e o reconhecimento é automático. Por isso, podemos considerar que a Itália lidera a lista dos países mais fáceis de obter cidadania.

Tirar passaporte europeu português

  1. PASSO 1: primeiro, é preciso solicitar o Cartão de Cidadão Português no consulado português, mediante agendamento prévio no site.
  2. PASSO 2: faça a sua requisição no site do Consulado de Portugal no Brasil. ...
  3. PASSO 3: compareça em um consulado português com todos os documentos solicitados.

Tenham se naturalizado como portugueses seguindo um dos critérios de obtenção dessa nacionalidade, por aquisição ou atribuição; Sejam nacional de um país sem embaixada ou consulado em Portugal; Sejam apátrida; Comprovem de forma inequívoca não poder obter outro passaporte.

Santa Clara

Bairros de Lisboa mais baratos
Atualmente o bairro mais barato de Lisboa é Santa Clara, com o valor do metro quadrado significativamente mais baixo do que outras regiões da capital. Também é possível encontrar oportunidades mais em conta em Carnide, Benfica, Ajuda, Olivais, Marvila e Beato.

É possível garantir a dupla cidadania para viver em Portugal caso você preencha um desses dois critérios: ser uma mulher que tenha se casado com um cidadão português antes de 03/10/1981; estar casado (a) ou em união estável com um cidadão português há mais de 3 anos.

Entre os profissionais requisitados em Portugal estão:

  • Data Scientist – TI. Os cientistas de dados são profissionais requisitados em Portugal. ...
  • Engenheiros de informática. ...
  • Analista de sistemas. ...
  • Gestores de risco. ...
  • Automação. ...
  • Operações e Logística.

O salário ideal para viver em Portugal é de aproximadamente € 2,5 mil para um casal. A esse valor somamos custos médios básicos, o aluguel e uma sobra para imprevistos. Caso seu desejo seja morar em cidades como Porto e Lisboa, os valores de moradia e outros custos são mais altos.