Sou descendente de italiano mas não tenho o sobrenome?

Perguntado por: amartins3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Basta provar que o italiano foi quem originou a sua família e pronto. Caso haja uma mulher no meio da árvore genealógica, é possível que o sobrenome do italiano tenha se perdido, pois muitas vezes só se passa o nome do pai para os filhos do casal. Portanto, fiquem tranquilos.

Ela é transmitida a partir do ascendente italiano aos filhos, sem interrupção e sem limite de gerações. Todo descendente de italiano, mesmo nascido fora da Itália, é considerado um cidadão italiano desde o seu nascimento.

A comprovação da ligação familiar é feita por meio da apresentação de diversas certidões (como nascimento, casamento e óbito) desde o antenato italiano até a geração do requerente (quem faz o pedido).

Tem direito à cidadania italiana todo descendente de italianos, nascido dentro ou fora da Itália, sem limite de gerações.

Colombo, Ferrari, Rossi, Bianchi, Pichler, Kogler, Tomasi, Moro, Moretti, Sartori, Pavan, Favre, Vitali, Marini, Testa, Grieco, Barbieri, Venturi, Gallo, Bianco, Mancini, Ricci, Sana, Piras, Melis, Serra, Romeo, Perri, Ferraro, Pugliesi, Di Carlo, Di Pietro, Rosati, Gori, Baldi, Parodi, Longo, Leone, Coppola, Rizzo e ...

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Rossi, Russo e Ferrari são os três sobrenomes italianos mais populares na Itália. Um sobrenome muito comum na Itália, na Galícia (região da Espanha) e no Brasil. É um sobrenome bonito que carrega o significado de "corajoso" ou "bravo".

Conversar com a família e amigos talvez essa seja a maneira mais simples de conseguir informações sobre seus antepassados. Você pode conversar com parentes informalmente, telefonar, enviar um e-mail, uma mensagem ou lhes fazer uma visita. Comece por pessoas próximas, como seus pais e seus avós.

Entre os descendentes de italianos são incluídos filhos, netos, bisnetos e trinetos de italianos natos, e são considerados de jure cidadãos italianos, baseada no conceito jus sanguinis, em que todos aqueles que têm sangue italiano são igualmente italianos, sem diferenças daqueles nascidos na Itália.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

A cidadania italiana por descendência pode ser requerida por qualquer descendente de italiano. Ou seja, por toda a pessoa que possui um ancestral italiano. Pode ser pedida a partir do neto, bisneto, trineto e assim por diante, desde que os requisitos sejam cumpridos.

Para obter a certidão de nascimento e casamento do seu antenato italiano dante causa, entre em contato com o comune (prefeitura) e solicite as vias originais e em papel das certidões de nascimento (Estratto dell'atto di nascita) e de casamento (Estratto dell'atto di matrimonio), caso este tenha ocorrido na Itália.

Ao se confirmar a sua descendência italiana, existem 3 (três) formas de ser solicitada a cidadania:

  1. Via Consulado italiano;
  2. Via administrativa na Itália;
  3. Via judicial na Itália.

Um site excelente para isso é o Portale Antenati. Nele, é possível fazer a busca por data, nome e sobrenome ou local de nascimento. Se a procura tiver resultados, você poderá acessar os dados de registro disponíveis e, em alguns casos, até a cópia da certidão original.

Na concepção e percepção dos italianos, porém, não há distinção entre “materno” e “paterno”: é um “único” sobrenome (por mais que sejam, numericamente, mais de um). Em outras palavras: na Itália, “sobrenome” significa “todos os seus sobrenomes”.

Levando em consideração os gastos com a documentação, assim como a taxa de 300 euros cobrada pelos consulados, o valor final é de aproximadamente R$ 5 mil.

Para aqueles que desejam residir legalmente no país, a cidadania italiana dá acesso à modalidade de visto E-2, a mais próxima do green card! Este garante residência para o imigrante por dois anos, renováveis e ilimitado. Garante também a autorização de trabalho para o requerente do visto e seu cônjuge.

É possível que você tenha direito à cidadania italiana, mesmo com sobrenome Silva. Tudo depende da história da sua família e dos documentos que comprovem a origem dos seus antepassados na Itália. Imagine poder desfrutar dos benefícios de ser cidadão europeu, como acesso facilitado a empregos, estudos e viagens!

Você pode descobrir se tem um ascendente italiano montando a árvore genealógica da sua família. Caso já saiba quais são as pessoas da sua árvore genealógica, você pode utilizar a ferramenta no final da página para descobrir se pode tirar a cidadania italiana.

Têm direito à cidadania europeia por descendência os (as) filhos (as) de pai ou mãe eslovenos. Os descendentes até a quarta geração também têm direito à cidadania por meio de naturalização, onde ele deve renunciar a sua nacionalidade original.