Sou consultor pode ser MEI?

Perguntado por: ocavalcante . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Não, consultor não pode ser MEI. O objetivo do MEI é retirar da informalidade os empreendedores autônomos, dando a eles acesso a direitos sociais básicos, como aposentadoria, auxílio doença e licença maternidade.

O MEI seria uma ótima opção para o consultor que deseja se formalizar. Porém, infelizmente, ele não pode se tornar microempreendedores individuais. A categoria não consta na relação de atividades permitidas pelo MEI, disponível no Portal do Empreendedor.

Para a ocupação principal MEI consultoria é necessário abrir um CNPJ para ser uma empresa, como citado acima também é necessário escolher um “regime tributário” para se enquadrar, mas junto com a plataforma 4 mãos você terá toda as informações necessárias.

Na comparação entre ser MEI ou autônomo, de modo geral, ter um CNPJ confere muito mais profissionalismo, o que leva o seu trabalho a outro patamar. Porém, é preciso destacar que ser autônomo tem algumas vantagens, como não ter limite de faturamento, nem restrição de atividade a ser exercida.

Se a sua opção é não ter sócios, você poderá constituir uma EI (empresa individual) ou uma EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada). Já se quer dividir os desafios de um novo negócio com mais pessoas, você poderá optar entre uma Sociedade Limitada (LTDA) ou uma Sociedade Anônima (S/A).

Há diversos resultados para CNAE consultoria, como: 6204-0/00: consultoria em tecnologia da informação. 7020-4/00: atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica. 7112-0/00: consultoria em serviços de engenharia.

Posso ter dois MEIs no mesmo CPF? Para começar, vamos para a informação mais importante: não é permitido ter dois MEIs com um mesmo CPF. E por qual razão? O microempreendedor individual é uma pessoa e uma empresa ao mesmo tempo, algo como um trabalhador autônomo com CNPJ.

O microempreendedor individual (MEI) é um pequeno empresário, sua profissão é regulada pela Lei Complementar número 128 de dezembro de 2008, ele possui tratamento diferenciado e vários benefícios.

Isso significa que pequenos empresários que faturam menos que os valores máximos permitidos poderão se enquadrar como MEI e mensalmente cada microempreendedor individual poderá ganhar até R$ 10,8 mil. Outra mudança importante é a permissão para contratação de até dois funcionários.

Para se tornar um prestador de serviços MEI, é preciso fazer o cadastro da sua empresa no Portal do Empreendedor. Para isso, você precisará informar os dados que deseja cadastrar da sua empresa e do prestador de serviços MEI (dados pessoais da pessoa física).

Para se tornar um consultor empresarial, é necessário possuir formação em áreas relacionadas à gestão de empresas, como Administração, Economia, Ciências Contábeis, Marketing, entre outras.

As CNAEs para serviços administrativos são: 8211-3/00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo. 8219-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo.

Quanto paga de imposto uma empresa de consultoria? 2. Conforme o Anexo V (alíquotas que variam de 15,5% a 30,5%), se a folha de pagamento representar menos do que 28% da receita bruta.

Tributos Federais e Municipais: As empresas de consultoria contribuem com alíquotas entre 6% e 19,5% no Simples Nacional ou entre 13,33% e 16,33% no Lucro Presumido.

A consultoria nada mais é do que um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. A finalidade da consultoria é levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e, então, recomendar ações de melhoria.