Sou CAC posso viajar com minha arma?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Ou seja, para efeitos práticos o CAC não tem porte de arma. Isto não significa, porém, que o CAC-Atirador não possa transportar suas armas quando for se deslocar para treinamento e/ou competição.

Apesar do desconhecimento geral desta regra, o certo é que a partir da edição do Decreto 9.846/19, o CAC, devidamente registrado no Exército Brasileiro, ficou dispensado de obter prévia autorização para realizar o transporte desmuniciado de suas armas, sejam elas registradas no SIGMA, sejam elas registradas no SINARM.

Para estar regular o CAC deve carregar consigo, quando em Porte de Trânsito com suas armas: -Certificado de Registro (CR); -Certificado de Registro da Arma de Fogo (CRAF); -Guia de Tráfego (GT);

R: Sim, desde que seja uma arma curta de seu acervo, com toda documentação exigida (CR, CRAF e GT) e esteja em deslocamento para treinamento e/ou competição (práticas, cursos, campeonatos, provas etc.), já que expressamente previsto na Portaria COLOG as nominações “municiada, alimentada e ...

É exigida uma frequência mínima de oito vezes em clube de tiro no período de 12 meses. Você tem cumprido isso pra não correr o risco de perder seu registro?

As penalidades para os crimes ligados a armas de fogo variam de um a 16 anos de reclusão, além de multas para todos os casos. O projeto sobre armas de fogo (PL 3.713/2019) aumenta a pena para algumas das infrações e estabelece novas condições para estender o período de detenção.

Aos CACs, só é permitido o porte de arma de fogo curta de uso permitido, sendo autorizado o emprego de arma de fogo de seu arsenal para proteção, dependendo de obtenção de licença para porte.

Em média 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Brasília - DF | CEP 70630-901| Brasil. Este é um serviço do(a) Comando do Exército . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

A pessoa pode adquirir uma arma para utilizá-la em sua residência ou no estabelecimento comercial, desde que seja o proprietário ou o gerente. O porte permite transportar, ou portar a arma.

Entre 8 e 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

A regra atual prevê um limite de 60 armas para atiradores desportivos, ou seja, pessoas que praticam tiro como esporte.

O porte de trânsito autoriza o CAC a andar com a arma municiada do local de guarda até o clube de tiro ou de caça. Na visão de pessoas que participam das discussões, a normativa virou um porte de armas camuflado.

Com o CAC Vantagens o associado tem descontos em todos os segmentos, inluindo alguns parceiros do tiro desportivo. Dinheiro é um só, quanto mais você economizar, mais dinheiro sobrará para gastar/investir como quiser!

Entre as principais razões pelas quais uma pessoa pode perder o CR estão: Não renovar o registro da arma de fogo: É necessário renovar o registro da arma de fogo e o CR periodicamente. Caso o proprietário não realize essa renovação, ele corre o risco de ter o CR revogado e a arma de fogo apreendida.

Segundo a regra atual para CACs, cada pessoa pode ter pode ter um máximo de 60 armas. Do total, são 30 armas de fogo de uso permitido, e 30 de uso restrito. A fiscalização do acesso é responsabilidade do Exército.

Sendo assim, com um total médio de R$1300,00 de investimento, você que é cidadão de bem e tem acima de 25 anos de idade, pode obter o seu CR, podendo assim comprar o seu fuzil, uma arma excepcional!

Quem pode utilizar este serviço? Pessoas Físicas que tenham interesse em se tornar colecionadores de armas de fogo, atiradores desportivos e caçadores. Para ser CAC só é preciso obter o Certificado de Registro (CR), que tem validade de dez anos e custa R$ 100 para ser concedido.

O prazo de validade do registro para colecionador, atirador desportivo e caçador é de dez anos, contados a partir da data de sua concessão ou de sua última revalidação.

Segundo o governo, entre outras medidas, o decreto: reduz a quantidade de armas e munições que podem ser acessadas por civis para defesa pessoal. diminui o número de armas e munições que podem ser adquiridos pelos CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) proíbe CACs de transitarem com armas municiadas.

Seguem as principais medidas contempladas no Decreto nº 11.366, de 1º de janeiro de 2023: Ø Classificação de calibres: não houve alteração - 9mm, . 40, . 357, por exemplo, permanecem de uso permitido.