Sou bilíngue O que significa?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Pensando na raiz da palavra, pode-se de imediato concluir que ser bilíngue é ter proficiência total em duas línguas, ou seja, fazer uso de duas línguas com a mesma fluência.

Atualmente, alguns estudiosos defendem que o simples fato de se ouvir, falar, ler e escrever em dois idiomas, ou simplesmente ter uma dessas habilidades num grau mínimo, é suficiente para ser considerado bilíngue.

As vantagens mais conhecidas de ser bilíngue sobre as quais provavelmente já ouviu são melhores oportunidades profissionais, mais facilidade em aprender uma terceira ou quarta língua, mais facilidade em fazer amigos de outros países e de se comunicar com nativos quando você viaja para o exterior.

Do latim bilinguis, bilíngue é um adjetivo que se utiliza em referência a quem fala duas línguas ou àquilo que está escrito em dois idiomas.

BILINGUALIDADE E SUJEITO BILÍNGUE
Opondo-se a esta visão que inclui apenas bilíngues perfeitos, Macnamara (1967) propõe que um indivíduo bilíngue é alguém que possui competência mínima em uma das quatro habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) em uma língua diferente de sua língua nativa.

A pessoa é considerada um poliglota quando fala 4 línguas ou mais, incluindo o idioma nativo. Quando fala mais de 6 línguas, ela é uma superpoliglota. Aprender inglês ou japonês é no Kumon.

De acordo com o FSI (Foreign Service Institute), órgão diplomático americano, são necessárias de 600 a 2.200 horas investidas para alcançar a fluência, variando de acordo com a dificuldade do idioma: quanto mais difícil, mais horas necessárias.

O ensino bilíngue é caracterizado pela integração de um segundo idioma, além da língua nativa, a toda a grade curricular da instituição. Assim, em vez de ser trabalhado como um conteúdo com uma finalidade específica, o segundo idioma torna-se o meio pelo qual a instrução acontece.

Isso quer dizer que neste sistema, os pais optam por falar o idioma materno em casa e na rotina familiar e a criança aprende o idioma do país de residência na escola e outros ambientes sociais fora e casa.

4 métodos para a criação bilíngue dos filhos

  1. PARA CADA UM DOS PAIS, UM IDIOMA. Nas famílias em que o pai e a mãe tem línguas maternas diferentes, os pais devem falar o idioma nativo com os filhos em casa e fora de casa. ...
  2. LÍNGUA MINORITÁRIA EM CASA. ...
  3. MUDAR PARA OUTRO PAÍS. ...
  4. PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO E IMERSÃO LINGUÍSTICA.

Fluência em outra língua: O ponto principal para quem deseja ser bilíngue é adquirir a fluência em outro idioma. Essa é uma das habilidades mais importantes para quem deseja um futuro promissor, seja nos estudos ou na carreira profissional. Cérebro mais ativo: Sim!

Pensar em ensino bilíngue significa pensar na fluência/proficiência de comunicação entre o professor ouvinte bilíngue e seus discentes surdos, em como utilizar recursos como a literatura surda no ensino escolar, caso o professor não tenha a formação linguística necessária para sinalizar histórias e contos, por exemplo, ...

Benefícios da Educação Bilíngue

  1. 1 – É mais fácil aprender outras línguas. ...
  2. 2 – Previne demência. ...
  3. 3 – Melhor desempenho no Enem. ...
  4. 4 – Vantagens cognitivas. ...
  5. 5 – Capacidade de reconhecer a relevância das informações. ...
  6. 6 – Liberdade para transitar pelo mundo e transformá-lo.

O termo poliglota é definido pelo dicionário Aurélio como um adjetivo usado para se referir a uma "pessoa que sabe ou fala muitas línguas". Assim como existe a expressão "bilíngue" para quem consegue se comunicar em dois idiomas, a palavra poliglota é usada para quem é multilíngue ou plurilíngue.

Há três tipos de bilinguismo:

  1. 1 – Bilíngue Composto. É aquela que pessoa que irá aprender dois idiomas ao mesmo tempo, logo, é quando uma criança processa sua língua nativa e a segunda língua, tornando-se fluente em ambas.
  2. 2 – Bilíngue Subordinado. ...
  3. 3 – Bilíngue Coordenado.

As pessoas que conseguem falar e escrever em duas línguas diferentes são conhecidas por bilíngues, enquanto que aqueles que dominam até três idiomas são chamados de trilíngues ou triglota. Os poliglotas englobam os indivíduos com a capacidade de falar mais do que quatro línguas.

O professor bilíngue, descrito e alocado dentro da definição de escola e classes bilíngues, é o profissional que garantirá aos alunos surdos acesso a essas duas línguas propiciando, por meio de sua prática docente, o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas para o trânsito autônomo dos alunos por esses ...

O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. Esta linha teórica defende que o aprendizado da Língua sinalizada deve preceder o da Língua Portuguesa, utilizada na comunidade a qual o surdo pertence.