Sou Anemica e estou grávida?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

A anemia na gravidez pode apresentar alguns riscos para a gestante, como o aumento da possibilidade de haver infecções no pós-parto, e para o bebê, como peso baixo ao nascer, nascimento prematuro e dificuldade para crescer, além do risco de aborto.

Apesar de alguns autores terem adotado valores arbitrários para a hemoglobina de 10,5 ou 10g/dl como normais para a gestante (5,18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o limite de 11g/dl, abaixo do qual se define a anemia, independente da idade da gestação (21).

A importância de seguir essa conduta é evitar complicações maternas e fetais. Dentre elas, são descritas na literatura, com alta qualidade metodológica: baixo peso ao nascer, anemia materna e deficiência de ferro.

A anemia na gravidez pode apresentar alguns riscos para a gestante, como o aumento da possibilidade de haver infecções no pós-parto, e para o bebê, como peso baixo ao nascer, nascimento prematuro e dificuldade para crescer, além do risco de aborto.

Para tratar anemia na gravidez, o médico pode recomendar a suplementação de ferro via alimentação. O plano de dieta deve incluir um equilíbrio saudável de alimentos ricos em ferro, como vegetais, carne magra, nozes e sementes, e cereais matinais fortificados.

A anemia grave ou não tratada na gravidez pode aumentar os riscos de parto prematuro, necessidade de transfusão de sangue durante o nascimento, depressão pós-parto e, para o bebê, há o risco de desenvolver anemia ou de apresentar atrasos no desenvolvimento. Por isso, fique atenta aos sinais.

Além de proteger a mamãe contra gripes e resfriados, favorece a absorção do ferro pelo organismo. São boas fontes dessa vitamina as frutas laranja, goiaba, acerola, morango, caju, manga e mamão, e vegetais como couve-flor.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

Quando se tem anemia pode fazer Cesária? A anemia não determina via de parto e a definição é feita pelo obstetra baseando-se em cada caso em sua individualidade.

A nutricionista Giulianna Mastroianni explica que a anemia não tratada durante a gravidez pode trazer complicações para a saúde da mãe do bebê. “Além da fraqueza, a anemia favorece o surgimento de infeções durante o parto, aumento na perda de sangue e até necessidade de transfusão de sangue”.

Quando tomar? Quando se tem anemia por falta de ferro deve fazer-se suplementação com ferro. Essa pode ser feita por via oral ou endovenosa e ambas são capazes de repôr as reservas de ferro, permitindo a recuperação da anemia.

O hidróxido polimaltose de ferro oral apresenta menos sintomas adversos do que o sulfato ferroso em gestantes (Grau de recomendação B)10.

As carnes vermelhas são uma das melhores fontes de ferro para gestantes.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço. A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².

Os tipos mais comuns são a anemia ferropriva e perniciosa, causadas pela carência de ferro e de vitamina B12, respectivamente. A anemia gestacional aumenta o risco para o aborto espontâneo, prematuridade, restrição do crescimento fetal e hemorragia materna. Por isso, deve ser prevenida e tratada quando diagnosticada.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Ferritina Baixa na Gravidez – Anemia
Nas últimas semanas de gravidez, o valor da ferritina pode entrar em colapso, porque as reservas laterais são quase todas tomadas pelo bebê para completar seu desenvolvimento intrauterino, mas não é um fenômeno que deve gerar preocupações.

Sinais de risco na gestação

  • Sangramento vaginal. Pequenas perdas de sangue pela vagina podem ocorrer sem representar risco na gestação. ...
  • Hipertensão arterial pode indicar risco na gestação. ...
  • Problemas urinários. ...
  • Inchaço nas pernas, mãos e rosto. ...
  • Vômitos persistentes. ...
  • Diminuição dos movimentos fetais. ...
  • Perda de líquido amniótico.

Suco de kiwi e maçã
Essa vitamina C aumenta a capacidade do organismo de absorver ferro, contribuindo no combate contra a anemia. Já a maçã, além de ser rica em vitamina C, também é rica em ferro, podendo ajudar mais diretamente no combate contra a anemia.