Séria tu ou serias tu?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

ser

euseria
tuserias
ele, ela, vocêseria
nósseríamos
vósseríeis
  • Presente. eu. sou. tu. és. ele/ela. é ...
  • Pretérito imperfeito. eu. era. tu. eras. ele/ela. era. ...
  • Pretérito Perfeito. eu. fui. tu. foste. ele/ela. foi. ...
  • Pret. mais-que-perfeito. eu. fora. tu. foras. ...
  • Presente. que eu. seja. que tu. sejas. que ele/ela. ...
  • Pretérito imperfeito. se eu. fosse. se tu. fosses. se ele/ela. ...
  • quando eu. for. quando tu. fores. quando ele/ela. for.

Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei. Possui conjugações iguais ao verbo ir no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).

Futuro do pretérito composto:
O futuro do pretérito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” no futuro do pretérito, seguido do particípio passado do verbo principal. Exemplo: Verbo viajar: eu teria viajado. Teríamos viajado para a Europa no ano passado, mas não tivemos dinheiro.

A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão. Pode ser também um substantivo comum masculino, se referindo a um trabalho noturno ou a um sarau.

Terminações do futuro do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -arei. (Tu) radical + -arás. (Ele) radical + -ará (Nós) radical + -aremos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -erei. (Tu) radical + -erás. (Ele) radical + -erá (Nós) radical + -eremos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

1) Quando o sujeito é formado por uma expressão de sentido partitivo ou coletivo, o verbo ficará no singularse o predicativo estiver no singular. Quando o predicativo estiver no plural, o verbo também será flexionado no plural. “A maioria é pessoa responsável, que age de forma solidária e cooperativa.”

Ser: como usar? O verbo “ser” é um vocábulo no infinitivo impessoal e uma locução verbal, usada quando há a junção de dois verbos para indicar uma única ação. Os culpados devem ser repreendidos. Ele pode ser mais comunicativo.

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

O Futuro do Subjuntivo é um tempo verbal que indica uma ação que ocorrerá no futuro. Ele expressa a possibilidade de que em breve algo irá acontecer e geralmente, acompanha o termo “quando”.

Concordância do verbo ser sempre no singular
Quando são usadas as expressões pouco, muito, menos de, mais de, o suficiente, o bastante,… na indicação de quantidade ou medida, o verbo ser fica sempre no singular, independentemente da quantidade expressa: Cinco litros de refrigerante é muito!

O futuro do subjuntivo é usado para expressar a possibilidade de algo que pode acontecer ou que você espera que aconteça no futuro. Este tempo verbal é comumente usado em orações subordinadas, ou seja, uma sentença que depende de outra sentença. Por exemplo: Se eu for a Paris, eu vou comer croissants.

Ser: verbo que dá sentido de existência e características de uma pessoa ou coisa. Fácil, portanto, compreender a oração "Ella es una amiga mia". Estar: verbo que expressa lugar e tempo com precisão; expressa o estado de uma pessoa e os momentos delimitados de uma ação. "¿Estás enamorada?"

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.

Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido. Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.