Seria melhor para mim ou para eu?

Perguntado por: hbelem . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Para eu ou para mim? O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

Resposta verificada por especialistas. A opção CORRETA é "para mim mesma".

Quando usar o mim? O mim é utilizado para substituir um substantivo na frase e exerce a função de objeto indireto. O mim será sempre acompanhado de preposições (a, até, de, com, para, por, em, sem, entre, contra, sob, sobre, etc.). Aqui, vale ressaltar que o mim não conjuga verbo.

Classificado pelos gramáticos como pronome pessoal reto, o “eu” deve ser usado sempre com a função de sujeito da frase. Sendo assim, o pronome indica quem realizará as ações – ele vai aparecer na frase de forma ativa. Por exemplo: Eu preciso terminar o resumo – Quem vai terminar o resumo sou “eu”.

Resposta verificada por especialistas. Modo correto a se falar é Igual a mim, pois o uso correto do Pronome "Eu" é antes de verbos e o Pronome "mim" não conjuga verbos.

Significado de mim. Como falado acima, a forma mim vem precedida de preposição (para mim, entre mim, contra mim) e seu significado é o mesmo: referir-se à primeira pessoa do discurso.

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal.

A dica é: antes de um verbo que expresse uma ação, o sujeito será o “eu”, não o “mim”, mesmo porque eu faço e não mim faz. Uso correto do “para mim”: Para mim, jogar bola é mais divertido do que jogar videogame. Será que você pode comprar um chocolate para mim?

Save this question. Show activity on this post. É muito comum eu ouvir “mim mesmo” quando o objeto é “eu”, assim como “eu amo mim mesmo”. Pelo que eu sei, só se usa “mim” quando preposicionado, como em “eu fiz isso para mim”, e não há nenhuma preposição em “eu amo mim mesmo”.

Certo: Deu livros a mim. Errado: Deu livros à mim.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.