Será um prazer lhe atender ou te atender?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Não devemos usar o pronome lhe na correspondência. Este pronome apenas se usa informalmente entre amigos e conhecidos.

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

A forma informo-lheé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de informar] .

Estou te enviando é a forma correta.
Te é um pronome da segunda pessoa do singular, e o pronome "lhe" é terceira pessoa, e a frase está em segunda pessoa.

1. Desejo-lhe. É o mesmo que dizer que lhe desejo algo, que quero que algo lhe ocorra. Desejo-lhe o melhor deste mundo.

Te amo ou amo-te
Apenas a forma "Amo-te" está correta. É errado iniciar uma frase com um pronome oblíquo, sendo desaconselhado o uso de "Te amo". Nessa situação, a frase deve ser iniciada na forma verbal, sendo privilegiada uma colocação pronominal enclítica, ou seja, depois do verbo.

Quando me refiro a 'seu' ou 'dele' utilizo o pronome LHE. só devemos utilizar o 'lhe' quando o verbo 'abençoar' pedir o pronome referindo-se a outra pessoa. Ex.: Deus lhe abençoe a família. / Deus lhe abençoe a casa que irá morar.

No português de Portugal, a frase mais correcta é a segunda (A carta foi-lhe enviada por mim), porque é a mais natural, a que todos dizem. Mas dizemos (mais correctamente) lhe foi, em frases como as seguintes e outras: Sabes/Sabes muito bem/Bem sabes que a carta lhe foi enviada por mim.

Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém). Exemplo: Roubaram-me as chaves. Complemento nominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando complementarem o sentido de adjetivos, advérbios ou substantivos abstratos.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).

Eu te amo é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais.

Continuar lendo Estou lhe ou estou lhe?