Será às 15h tem crase?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h.

De acordo com a gramática da Língua Portuguesa, quando vamos utilizar "horas" no sentido de indicar horário, sempre haverá o artigo "a" ou "as". Então, ao escrever sobre o horário de algum evento, prazo ou ação é necessário usar a crase, pois ocorre a junção que falamos anteriormente (crase).

Ou seja, “Das 8h às 18h” – com acento indicativo de crase. Caso algum felizardo comece a trabalhar às 8h e encerre a labuta às 18h, essa, portanto, será a única maneira correta de escrever.

As formas “hs” e “H” são incorretas.

  1. A apresentação terá início às 15h.
  2. A viagem está marcada para as 23h.

Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase.

Veja: Iremos ao cinema às 17h, e não às 17hs. * Quando desejamos fazer referência à duração, as horas deverão ser grafadas por extenso.

Hora redonda
Exemplo: A reunião será às 8 horas. 1h - 2h - 3h - 4h - 5h - 6h - 7h - 8h… Exemplo: A reunião será às 8h.

Na tua pergunta, quando escreves “DAS 8h”, fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: “DAS 8h ÀS 12h” — com acento indicativo de crase.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

A forma correta de escrita é das 9h às 18h, com crase. A construção das 9h as 18h, sem crase, está errada. Representada com acento grave, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo a contração mais comum a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.

O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00. Ainda como se vê no exemplo acima, se se usa o formato que já traz o símbolo de hora (“h”), não se deve escrever a palavra “hora(s)”.

* Em se tratando da abreviação de “horas”, essa deve ser com letra minúscula. Perceba alguns exemplos: A apresentação terá início às 14h. Portanto, nunca use “às 14H”.

As 12h 13h é o que sei e que não se deve colocar "Hr" ou "hs" no plural.

6) Quanto à adequada escrita, anota que se deve "escrever: às 18h (e não às 18:00h), às 10h (e não às 10:00h), às 9h30 (ou às 9h30min)"; e que, no plural, "grafa-se h (sem s nem ponto): às 5h, às 20h, etc." (CEGALLA, 1999, p. 194).

Use 16h30 ou 16h30min10s. Escreva h, min e s para horas, minutos e segundos. O min é necessário se a indicação especificar a hora até o número de segundo. Note que em horas, minutos e segundos, nas formas abreviadas, não há s, ponto final, dois pontos nem espaço.

Nesse caso, o numeral uma indica a hora precisa: uma hora da madrugada ou uma hora da tarde.

Sempre que quisermos abreviar a palavra hora, no singular, ou horas, no plural, devemos utilizar apenas um h minúsculo. Errado: 5H, 14hr, 3h. e 20hrs.

Ou 8h; 9h; etc. (sem “s” e sem ponto depois de “h”). Hora quebrada: 8h30min; 9h43min, etc. (sem dar espaços entre os elementos e sem usar ponto depois de “h” e “min”).