São três os sintomas clássicos de DM disúria polidipsia e polifagia?

Perguntado por: tferreira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Quando os sintomas surgem, os principais são: Poliúria: Sintoma que se caracteriza por uma grande eliminação de urina. Polidipsia: Sintoma que se caracteriza pela sede excessiva. Polifagia: Sintoma que se caracteriza pela fome excessiva.

Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 Ps”). Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite e infecções de repetição.

Na DM1, destaca-se a tríade clássica: poliúria, polidipsia e polifagia, associadas a perda ponderal – enquanto o paciente portador de DM2 costuma estar assintomático ou apresentar sintomas inespecíficos, como tonturas, dificuldade visual, astenia e câimbra.

Poliúria: aumento anormal da produção de urina; Polidipsia: aumento da ingestão de água, compensatório à poliúria; Polifagia: aumento anormal do apetite e ingestão de alimentos, atitudes compensatórias à perda de energia na forma de glicose pela urina (glicosúria);

Volume aumentado da produção de urina (poliúria) e sede excessiva (polidipsia) são problemas comuns na medicina veterinária de pequenos animais. A ingestão de água é, geralmente, mais fácil de ser medida que a produção de urina, e por isso, é medida com maior frequência.

Os pacientes apresentam busca de água e ingestão de líquidos em excesso, às vezes acompanhadas por hiponatremia e intoxicação por água. As manifestações neuropsiquiátricas da hiponatremia incluem cefaleia, náuseas, cãibras, hiporreflexia, disartria, letargia, confusão, convulsões e delirium.

A polidipsia, também conhecida como excesso de sede, é uma condição na qual a pessoa sente muita sede e acaba ingerindo quantidades exageradas de água e outros líquidos.

Possíveis causas
Algumas pessoas que sofrem de estresse, ansiedade ou depressão, podem sofrer de polifagia, porque liberam cortisol em quantidades superiores ao normal, que é um hormônio que pode causar aumento do apetite.

Com menor frequência, indivíduos com DM2 apresentam sintomas clássicos de hiperglicemia (poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento inexplicado). Embora a cetoacidose diabética seja rara como manifestação inicial do DM2, tem-se observado aumento no número desses casos na abertura do quadro.

A sede excessiva, é um sintoma muito comum entre os pacientes diabéticos, geralmente em conjunto com outros sintomas, sendo eles: Poliúria – Aumento da diurese, ou seja, urinar em excesso e com aumento da frequência; Polifagia – Quando a fome não passa mesmo ao alimentar-se ou retorna em um curto período após comer.

Os principais tipos de diabetes mellitus são o tipo 1 e o tipo 2, que apresentam algumas diferenças, como em relação à sua causa, podendo ser auto-imune, como no caso do tipo 1, ou associada a genética e hábitos de vida, como acontece no tipo 2.

A correta classificação do diabete melito (DM) permite o tratamento mais adequado e compreende quatro categorias: DM tipo 1; DM tipo 2; Outros tipos e Diabete Gestacional.

O diagnóstico de diabetes mellitus (DM) deve ser estabelecido pela identificação de hiperglicemia. Para isto, podem ser usados a glicemia plasmática de jejum, o teste de tolerância oral à glicose (TOTG) e a hemoglobina glicada (A1c). Em algumas situações, é recomendado rastreamento em pacientes assintomáticos.

a·nú·ri·a a. [ Medicina ] Supressão da secreção de urina.

[ Medicina ] Emissão excessiva de urina.

O diabético costuma sentir fome diversas vezes ao dia, parece insaciável. Essa polifagia é consequência da baixa quantidade de glicose que consegue ser absorvida e utilizada pelas células, que enviam mensagens de que o corpo precisa de mais fonte de energia.