São tipos de malabarismo?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Desde o antigo Egito até os dias atuais, muitas pessoas se esforçaram em dominar (controlar) objetos de distintas maneiras. Existem vários tipos de malabares, os mais comuns são: bolinhas, claves, aros, bambolê e malabares de fogo.

O malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com agilidade e precisão. Estes objetos são itens que o artista usa para fazer o malabarismo, o qual pode ser feito com bolas, clavas, argolas, tochas, facas, serras, caixas, etc.

O malabarismo é a manipulação de diversos objetos envolvendo a capacidade da coordenação motora, explorando a criatividade e o desenvolvimento do trabalho em equipe.

Malabarismo com fogo fire juggling.

Podemos classificar as modalidades circenses em acrobacias, manipulações, equilíbrios e encenação.

O desafio da criança é lançar e segurar um objeto. Sentada ou em pé devem jogar a bolinha para o alto e tentar pegá-la; jogar a bolinha de uma mão, para a outra; jogar para o alto, bater palmas uma vez e pegar a bolinha. Imaginem-se como malabarista num lindo e colorido Circo e divirtam-se em família.

Já pensando na nomenclatura da prática, Comes (2000) sugere que o termo malabares tenha sua origem em uma região do sudeste da Índia. A destreza com que os habitantes da costa de Malabar manipulavam determinados objetos foi a grande responsável pelo o advento do termo “malabares”.

TAMBÉM VEREMOS UMA ATIVIDADE DE MALABARISMO, CONHECIDA COMO EQUILIBRISMO, É UM TERMO GENÉRICO QUE ABRANGE UMA AMPLA GAMA DE HABILIDADES FÍSICAS QUE ENVOLVEM A CAPACIDADE DE MANTER O EQUILÍBRIO. ALGUNS EXEMPLOS DE EQUILIBRISMO SÃO A MANIPULAÇÃO DE MALABARES, BALIZAS, MONOCICLO, PERNA DE PAU, E ALGUMAS ACROBACIAS.

7 pontos

O art. 244, III, do CTB estabelece que conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda é infração de natureza gravíssima, 7 pontos, multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir pelo período de dois a oito meses e recolhimento do documento de habilitação.

Uma das primeiras evidências registradas do Malabarismo está em pinturas dos túmulos egípcios que datam de 4.000 A.C. Nestas pinturas podemos observar vários egípcios de pé fazendo malabarismos.

A função do malabarista é criar um momento de diversão e entusiasmo no público que está a assistir ao espetáculo. O seu número implica a manipulação de objetos. Embora a maior parte das vezes sejam malabares, é possível usar outro tipo de objetos, como bolas, tochas, entre outros.

Conheça um pouco sobre algumas dessas atrações e seus personagens.

  • Palhaços. O palhaço é uma figura inocente e divertida que está no imaginário das pessoas há muito tempo. ...
  • Malabaristas. ...
  • Trapezistas. ...
  • Contorcionistas. ...
  • Domadores de animais. ...
  • Equilibristas na Corda Bamba. ...
  • Engolidores de Espadas.

malabarista | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Os materiais mais utilizados são: bolas, clavas, argolas, tochas, tecidos e outros.

Cuspir fogo é um truque muito comum entre artistas circenses, mágicos e outras pessoas que fazem performances do tipo. Para isso, a pessoa deve literalmente cuspir um combustível líquido em direção a uma tocha para criar a ilusão de que está produzindo as chamas.

Carol Andrade

Carol Andrade começou a trabalhar com cartuns e charges em 2016 e, três anos depois, venceu o prêmio de melhor cartunista do país. Morreu no último sábado (8), a publicitária e cartunista belo-horizontina Carol Andrade, conhecida pelo seu nome artístico de Carol Cospe Fogo.

1) Circo de Variedade – O circo tradicional apresentando habilidades físicas, animais exóticos e acrobacias. 2) Circo de Pantomimas – Quando não se tem mais animais e a pantomima passa a ocupar a arena. 3) Circo Teatro – O picadeiro torna-se ainda menor e surgirá um palco para a apresentação de espetáculos teatrais.

De espetáculos de rua, a circos de lona, de dois artistas a mais de 200, assim são os circos que existem no mundo. Grupos de circo, circos de lona e circos de rua.