São sinais de desidratação grave no idoso?

Perguntado por: talencastro2 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos
  • Boca seca.
  • Diminuição da quantidade de urina.
  • Batimentos cardíacos acelerados.
  • Câimbras.
  • Menos elasticidade da pele. Em casos graves, pode provocar sede intensa, ausência de urina, respiração rápida, alteração do nível de consciência, convulsões, pele fria e úmida, baixa pressão arterial e, em casos extremos, morte.

“O idoso é mais suscetível ao problema do que a população em geral. À medida que envelhecemos, a absorção de água por nosso organismo não é tão eficaz, facilitando assim a desidratação.

Sintomas da desidratação
São sinais clássicos da desidratação leve e moderada a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.

São três tipos de desidratação: isotônica, hipertônica e hipotônica. Você certamente já passou por alguma situação em que teve muita vontade de beber um copo de água.

A desidratação é classificada em leve (< 5% de perda de peso), moderada (5%-10%) e grave (> 10% de perda de peso).

Podem ser divididas em desidratação leve, moderada e grave. Também podem ser classificadas como tendo algum grau de desidratação e desidratação grave associada ou não ao choque. Na desidratação leve, existem perdas de até 5% dos líquidos (3 a 5%); na moderada até 10%; e na grave, acima de 10% de perdas ou mesmo choque.

Quando os lábios estão muito secos e a língua não sente mais a salivação, certamente o seu corpo precisa se hidratar. Mas não é só a boca que passa pela secura. Órgãos como a pele também descamam, as unhas podem ficar quebradiças…

Há ausência de produção de urina, a respiração pode ficar acelerada, a pressão mais baixa e o indivíduo pode ser afetado fisicamente e mentalmente. Tanto o sistema cardiovascular como termorregulador sofrem alterações, o que pode resultar em pele fria, desmaios, convulsão, coma, falência de órgãos e até mesmo a morte.

Sintomas do olho seco
Os doentes, tipicamente, referem que sentem os olhos secos e vermelhos, acompanhado de ardor. Pode ocorrer visão turva ou "embaçada", fundamentalmente, ao final do dia. Em algumas situações pode verificar-se dor nos olhos que pode ser mais intensa nos casos mais graves.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, os principais sinais de desidratação ocular conhecida como síndrome do olho seco são: coceira, ardência, sensação de areia nos olhos, irritação, fotofobia e visão embaçada.

O tratamento da desidratação envolve a reposição dos fluidos perdidos. Pode-se prevenir a desidratação certificando-se de ingerir líquidos regularmente ao longo do dia. Isso pode incluir água, sucos, caldos ou alimentos com alto teor de água.

Alimentos ricos em água também ajudam a hidratar. Ofereça-os ao idoso ao longo do dia, principalmente nos dias mais quentes. Boas opções são frutas como melancia, melão e laranja. Além disso, você pode oferecer gelatinas ou sopas, desde que estejam de acordo com a dieta habitual da pessoa com Alzheimer.

Por líquido, entenda-se água, sucos, chás, água de coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é ingerir algum líquido a cada duas horas. Os familiares devem oferecer constantemente líquidos aos idosos, pois, isso é vital.

Os principais sinais de alerta são fraqueza, sonolência, prostração, diminuição da quantidade de urina e urina concentrada ou choros sem lágrimas. “É importante ressaltar que, em crianças e idosos, a desidratação podem ser mais grave ou até fatal.

Por enquanto, não há um indicador exato de quão rápido a desidratação mataria uma pessoa, mas a estimativa é que um ser humano pode sobreviver de dois dias a uma semana sem líquidos. Segundo especialistas da Washington University, em um ambiente muito quente, um adulto pode perder entre 1 e 1,5 litros de suor por hora.

Hipertônica: acontece quando o corpo perde água e aumenta o sódio no sangue. Geralmente é secundária a alguns problemas de saúde como diabetes e febres prolongadas.

Quando a água perdida pela transpiração não é reposta, os rins passam a trabalhar menos. Isso favorece o acúmulo de sais e proteínas e a formação de cálculos renais, que são depósitos rígidos de minerais e sais ácidos solidificados.

Incluem o hematócrito e a albumina, os quais aumentam de forma proporcional ao grau de perda de água.

Sinais de desidratação

  1. Choro sem lágrima;
  2. Saliva muito espessa;
  3. Boca seca;
  4. Hipoatividade da criança;
  5. Temperatura do corpo mais elevada;
  6. Urina muito concentrada e em menor quantidade.

Hidratação: 7 maneiras de se hidratar além de beber água

  1. Iogurte com frutas. A hidratação já começa no café da manhã, uma vez que 85% do iogurte é composto de água. ...
  2. Água saborizada. Sem açúcar, claro. ...
  3. Café ...
  4. Sopa e salada. ...
  5. Uvas vermelhas. ...
  6. Chá de camomila.

O Sinal da Prega Cutânea
Este sinal faz parte dos sinais e sintomas moderados e graves da desidratação, onde depois de beliscada e pele não volta ao normal – (sobretudo em bebês e idosos).