São princípios de influência e persuasão?

Perguntado por: lperes7 . Última atualização: 28 de maio de 2023
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São princípios baseados nos estudos do pesquisador Robert Cialdini e que estão diretamente ligados à persuasão com foco em negócios. Veremos, abaixo, os 6 Princípios da Influência: Reciprocidade, Autoridade, Prova Social, Afinidade, Escassez e Compromisso e Coerência.

Segundo Cialdini, esses gatilhos têm a ver com aspecto's instintivos, emocionais e sociais. E, dessa forma, podem ser incorporados às técnicas de persuasão em vendas de produtos ou serviços.

A reciprocidade é, portanto, uma correspondência mútua entre as pessoas. Ela se baseia na ideia de tratar os outros com respeito para, assim, merecer ser respeitado da mesma maneira. De acordo com o sociólogo Alvin Gouldner, essa atitude se encontra nas mais diversas culturas e sociedades, sendo algo universal.

Joni Galvão

  • 1) COERÇÃO. É a persuasão que utiliza o medo como principal emoção. ...
  • 2) SEDUÇÃO. É a persuasão pela emoção positiva. ...
  • 3) RETÓRICA. É a manipulação de ideias. ...
  • 4) HISTÓRIA.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

Na primeira parte deste artigo, nos dedicamos à elucidação das quatro etapas de elaboração de um discurso persuasivo (a invenção, a disposição, a elocução e a ação).

São argumentos capazes de modificar nossos pensamentos e ações, e não apenas um artifício criado para nos fazer comprar algo ou alguma ideia.

As principais características dos textos persuasivos são: Convencer e seduzir o leitor. Utilização de recursos persuasivos. Forte argumentação.

Abaixo, explicaremos melhor sobre cada uma e como elas influenciam um processo de venda.

  1. Reciprocidade. Esse gatilho atua com a troca social e consciente. ...
  2. Compromisso e coerência. ...
  3. Aprovação social. ...
  4. Afeição. ...
  5. Autoridade. ...
  6. Escassez.

A arte da persuasão. Veja 5 estratégias para desenvolver essa habilidade

  • Primeiro, escute. É o básico para gerar conexão com o interlocutor e trazê-lo para seu lado. ...
  • Revele seu interesse. ...
  • Inclua a visão do outro. ...
  • Coloque-se como igual. ...
  • Escolha o meio certo.

Neste artigo, conheça seis estratégias de influência que, quando utilizadas de forma intencional, nos ajudam a ser mais persuasivos.

  • Situação de influência. ...
  • Reciprocidade: ...
  • Consistência: ...
  • Autoridade: ...
  • Prova Social: ...
  • Escassez ou raridade: ...
  • Agradabilidade:

Os princípios da reciprocidade nos dizem que devemos partir sempre da autenticidade, da espontaneidade e da bondade humana. Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Quanto ao aspecto comportamental, a reciprocidade apresenta duas formas: uma positiva e outra negativa.

Dicas de 5 gatilhos mentais para aplicar em vendas

  1. Busque gerar valor para o cliente. Lembre sempre: o importante é ser útil e relevante na vida do seu cliente. ...
  2. Crie senso de urgência e/ou escassez. ...
  3. Mostre a oportunidade como especial. ...
  4. Use de prova social. ...
  5. Mostre-se autoridade.

Em geral, a pessoa persuasiva é argumentativa e focada. Ela simplesmente demonstra racionalmente a veracidade dos seus argumentos e, assim, convence os seus interlocutores. Diferentemente do manipulador, que se utiliza da força e chantagem para fazer seu interlocutor a aceitar suas ideias.