São Paulo tem sotaque?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

É o "dialeto" ou sotaque paulistano, tão diferente de outros, mas tão próprio e característico de quem o expressa, como o chiado o é para os cariocas. Ele se formou ao longo dos 467 anos da cidade, completados em 25 de janeiro de 2021.

Para além da fonte indígena, o português paulista bebeu das imigrações que se concentraram no estado, sendo dos oriundos da Itália a mais notória. Há quem credite aos italianos a diferenciação que o sotaque da capital ganhou em relação ao do estado, desenvolvendo um “r” vibrante, que treme atrás dos dentes.

São os sotaques!

  1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. ...
  2. Paulista. ...
  3. Carioca. ...
  4. Gaúcho. ...
  5. Mineiro. ...
  6. Baiano. ...
  7. Catarinense. ...
  8. Paraense.

Quando um carioca chega em outro estado e vai cumprimentar alguém com beijinho no rosto é aquele desconcerto de ficar no vácuo. Afinal o carioca cumprimenta com dois beijinhos, o paulista com um e o mineiro com 3 (que no Rio significa 3 para casar).

Pronome de tratamento com o mesmo significado que cara, mano, meo, bróder, man; rapaz, homem ou também adjetivo de alguém lerdo, bobo, burro.

Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

O sotaque do estado do Rio de Janeiro e algumas áreas do sul do Brasil é mais neutro. O sotaque da Capital do Rio de Janeiro, os cariocas, também nao é considerado padrão. O sotaque nordestino em geral também nao.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

E em meio a uma diversidade de regiões no Brasil, com inúmeros dialetos e falas regionalizadas, um deles precisa ser considerado o original do país. E tomando isso em nota, temos o sotaque carioca como o mais correto do Brasil.

Segundo o mapeamento do Atlas Linguístico do Brasil, o maior número de pessoas falando o “S” chiado está no Rio de Janeiro. Em Belém, capital do Pará, esse “S” tão característico também foi encontrado, colocando os paraenses em segundo lugar na lista de quem mais chia a letrinha.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

Mano. Modo de chamar alguém. Seria o mesmo que “cara” ou “brother”, e pode ser usado para falar tanto com homens quanto com mulheres.

mas na capital são dois mesmo.

Os três beijinhos é tradição no Rio Grande do Sul e, também, Bélgica, Eslovênia, Macedônia, Montenegro, Sérvia, Holanda, Suíça, Egito e Rússia, que é acompanhado de um abraço de urso!

O estilo paulistano é marcado pela elegância, conforto e praticidade. Afinal, quem vive na selva de pedra está sempre com pressa, mas nem por isso abre mão de mostrar a sua personalidade por meio de peças descoladas e carregadas de originalidade.

Busão. Ônibus. “Não aguento mais correr atrás do busão.”

Com o convívio com chefes e concorrência acirrada (tanto emocional quanto profissional), a paulista tem um pé no perfeccionismo. Se ela precisa fazer algo, que seja o melhor. Isso vai de um novo projeto no emprego até uma dedicação total em fim de semana especial com seu parceiro.

Continuar lendo Que sotaque fala pia?