São Paulo tem 3 sotaques?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Na cidade de São Paulo, duas pronúncias se destacam. A intitulada “R retroflexo”, é o famoso R caipira, muito presente em comunidades periféricas. A outra é chamada “R tepe”, mais seco, como na palavra “pirata”, por exemplo. E o curioso aqui é que os nativos falantes do paulistanês não acreditam que têm sotaque.

O sotaque do carioca é considerado o sotaque oficial do Brasil - TV Senado.

Quando pensamos em São Paulo, logo lembramos dos locais mais marcantes da cidade. nessas expressões paulistanas, logo lembramos do famoso “meu”! Mas há muitas expressões que são a cara de SP.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa.

Variações linguísticas no Sudeste
As variações linguísticas da região sudeste predominam o jeito caipira no sotaque do interior de São Paulo, mas o Sudeste não se resume apenas a isso, mas também com as mais diversas gírias em outros estados, como o Rio de Janeiro.

Na cidade de São Paulo, duas pronúncias se destacam. A intitulada “R retroflexo”, é o famoso R caipira, muito presente em comunidades periféricas. A outra é chamada “R tepe”, mais seco, como na palavra “pirata”, por exemplo. E o curioso aqui é que os nativos falantes do paulistanês não acreditam que têm sotaque.

O dialeto paulistano é um dialeto do português brasileiro, pela primeira vez classificado pelo filólogo Antenor Nascentes. É falado na cidade de São Paulo e também na Macrometrópole de São Paulo.

O carioca não é apenas o sotaque oficial do Brasil mas também é o mais inconfundível do Brasil, é o que diz uma pesquisa da Preply, plataforma de ensino de idiomas que procurou entender quais os sotaques favoritos da população.

Sotaque mineiro é o mais atraente: veja 20 famosos que nasceram no estado e conquistaram o País.

Pesquisa elege sotaque mineiro como o mais charmoso do país.

"Na capital paulista, há duas pronúncias principais para esse som: o chamado 'R retroflexo', que é também conhecido como 'R caipira' e que está bastante presente na fala dos moradores de periferia [pense, por exemplo, num rapper falando 'certo, mano! ']", explica.

Os resultados apontaram o sotaque mineiro como o mais sexy, ganhando do baiano, que ficou em segundo lugar. O fluminense foi considerado o mais marcante, seguido pelo baiano. O jeito de falar dos mineiros foi considerado o mais charmoso, devido à maneira 'cantada' das pronúncias e ao uso de diminutivos em palavras.

O sotaque do estado do Rio de Janeiro e algumas áreas do sul do Brasil é mais neutro. O sotaque da Capital do Rio de Janeiro, os cariocas, também nao é considerado padrão. O sotaque nordestino em geral também nao.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

Quantos sotaques existem no Brasil? Pelo menos 16.

Entre as gírias paulistas mais conhecidas hoje em dia se destacam:

  • Moscar/moscando: estar por fora.
  • Da hora: muito legal, bacana, positivo.
  • Balada: qualquer festa ou lugar animado.