São Paulo fala bolacha?

Perguntado por: mdias . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

depende! Para as pessoas que moram no Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o correto parece ser bolacha, enquanto em Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro e Espírito Santo, as pessoas estão satisfeitas em usar o termo biscoito.

Os dois termos são equivalentes no que diz respeito à legislação e também são ambos válidos quando se aplica sua etimologia ao modo que o alimento é produzido hoje no Brasil.

A palavra bolacha é derivada de bolo e nasceu no século 18. As divergências de como chamá-lo levanta paixões na internet e remete aos regionalismos do português brasileiro. Cada estado costuma adotar a sua maneira —em São Paulo é bolacha; no Rio, biscoito—, mas alguns convivem com os dois termos.

Cada Estado adota a sua maneira e alguns convivem com os dois: Biscoito: Alagoas; Bahia; Ceará; Espírito Santo; Pará; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte.

Origem das palavras
"Bolacha" vem de "bolo" (do latim "bulla", objeto esférico) com o sufixo "acha", que indica diminutivo. A palavra holandesa "koekje" significa a mesma coisa e gerou termos como "cookie" e "cracker".

Mais surpreendente ainda é a revelação que, na capital paulista, o termo 'biscoito' é mais pesquisado (57%) do que 'bolacha' (43%).

Questões geográficas: em São Paulo, as pessoas falam “bolacha” e, no Rio, dizem “biscoito”! Isso é o que chamamos de variação diatópica; Contexto em que a língua é falada: pense, por exemplo, que a linguagem que a gente usa em uma entrevista de emprego é bem diferente de uma conversa informal pelo WhatsApp!

Hoje, 20/07, é o dia Nacional do Biscoito. Para comemorar, fizemos a comparação entre os termos biscoito e bolacha. Nos últimos 30 dias, com 64,8%, o termo Biscoito foi o mais citado. Já o termo Bolacha, teve 35,2% das menções.

Há regiões que usam a palavra bolacha, como o Sul e Centro-Oeste e parte do Norte, enquanto estados como Minas Gerais adotam as duas versões. Alguns estados do Nordeste usam biscoito, dispensando totalmente a palavra bolacha.

No geral, a indústria alimentícia costuma usar mais o termo biscoito na embalagem. Além disso, o termo é mais utilizado na maior parte das regiões do Brasil, incluindo Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, o termo bolacha é amplamente utilizado no estado de São Paulo e na região sul do Brasil.

3. Bolacha. Gíria usada no sentido de dar um tapa, bater, apanhar.

Na Terra da Garoa, por exemplo, “bolacha” é o nome dado para qualquer tipo do produto, seja ele recheado ou salgado, enquanto “biscoito” seria só o de polvilho.

Normalmente as bolachas são secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos. Apesar da pluralidade em seus formatos, as bolachas distinguem-se dos biscoitos por estes raramente serem planos.

Entre as capitais brasileiras, somente o Rio de Janeiro rivaliza com Florianópolis quando o assunto é diversidade de belezas naturais, que envolve montanhas, mata atlântica, baías, enseadas, praias, lagoas, dunas, manguezais e restingas.

A bolacha é achatada. Em Portugal é muito raro usar a palavra biscoito…..

bolacha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1. Espécie de biscoito achatado de farinha muito fina. 2. [Informal] Bofetada, tapa.