São os tipos de tinta?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Tipos de tinta para parede

  • Tinta látex PVA. Se você busca uma tinta para parede para área interna, como em quartos e salas, a tinta látex PVA é uma boa opção. ...
  • Tinta acrílica. ...
  • Tinta superlavável. ...
  • Tinta inodora. ...
  • Tinta antimofo. ...
  • Tinta esmalte. ...
  • Tinta epóxi. ...
  • Tinta a óleo.

Selecionamos abaixo os tipos mais utilizados de tintas e suas características para te orientar na hora da compra:

  • Látex PVA. O látex é a tinta mais utilizada em ambientes internos. ...
  • Tinta acrílica. ...
  • Tinta esmalte. ...
  • Tintas epóxi e poliuretano. ...
  • Tinta verniz.

Acompanhe este texto e descubra as principais informações sobre os 5 tipos mais usados de tintas para desenho!

  1. Guache. A tinta guache é uma tinta mais simples de ser trabalhada. ...
  2. Aquarela. ...
  3. Acrílica. ...
  4. Óleo. ...
  5. Nanquim.

Tinta látex acrílica

  • fosco: ideal para disfarçar irregularidades das paredes, ela não tem brilho e traz uma aparência uniforme;
  • acetinado: tem um brilho médio e garante boa resistência à umidade e ao mofo;
  • semibrilho: proporciona brilho e reflexo. Ideal para janelas e portas.

No Brasil, existem oficialmente três categorias: as tintas Econômica, Standard e Premium. Isso significa que, de acordo com as normas brasileiras, especificamente a NBR 15079, os fabricantes das diferentes marcas apenas estão autorizados a produzir e a comercializar tintas que se enquadrem em uma dessas categorias.

A tinta acrílica tem três tipos de acabamento:

  • Fosco: é menos resistente à limpeza, mas disfarça imperfeições na parede.
  • Acetinado: tem um brilho discreto e é resistente à limpeza.
  • Semibrilho: Apesar do nome, é bem brilhante e exige que a parede esteja impecável, pois destaca imperfeições.

As tintas acrílicas podem ser encontradas em três tipos de acabamento: o fosco é menos resistente à limpeza, mas ressalta menos as imperfeições da parede; o semibrilho tem um pouco de brilho, destaca mais as imperfeições da superfície e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca; já o acetinado confere à parede um ...

Melhores marcas de tinta

1Suvinil
2Luxens
3Coral
4Corion
5Iquine

Quais são os principais estilos de pintura de parede?

  • Em uma única parede. Outro estilo de pintura muito procurado no momento é o da parede única. ...
  • Parede que serve como lousa. Seguindo a mesma proposta acima, alguns moradores têm apostado na técnica da "parede lousa". ...
  • Parede emborrachada. ...
  • Tinta que pode ser lavada.

A tinta acrílica é uma tinta sintética, solúvel em água e de secagem rápida que pode ser aplicada em camadas mais finas ou mais grossas na parede. Sua versatilidade permite o uso em áreas externas ou internas e em diversos tipos de superfícies, como gesso, tijolo, concreto, reboco com cal, cerâmica porosa e cimentados.

Tinta látex: a base de Acetato de Polivinila (PVA), não é lavável, solúvel em água, ideal para ambientes internos, apresenta menor brilho e impermeabilidade. Tinta acrílica: a base de resina acrílica, lavável e solúvel em água, ideal para ambientes externos e internos, apresenta maior brilho e impermeabilidade.

Existem dois tipos de tinta esmalte: o esmalte sintético e o esmalte à base de água . Se o objeto já foi pintado alguma vez com alguma tinta à base de solvente , escolha o esmalte sintético. Por ser diluído com solvente (aguarrás) ele não reage com a tinta antiga e, por isso, não estraga ou descasca.

As tintas látex ou PVA são as mais encontradas no interior das casas brasileiras. Essas tintas são mais baratas e práticas para o pintor, pois podem ser preparadas somente com água, contando com o auxílio do pincel e rolo na hora do acabamento.

tinta acrílica

Essa tinta é chamada de acrílica por apresentar resina acrílica em sua composição. Essa resina, quando seca, cria uma película que protege a tinta contra sujeira e líquidos. Por não deixar a sujeira grudar, e poder ser molhada, a tinta acrílica é lavável.

acrílicos. Uma das diferenças mais conhecidas entre o óleo e o acrílico é a sua textura no suporte. Devido à sua composição, o óleo é uma pintura mais pastosa do que a acrílica e esta é perceptível uma vez seca. Se pintares com tinta a óleo, podes facilmente obter texturas tais como marcas de pincel.

A principal diferença entre a tinta esmalte e a tinta acrílica é que a tinta esmalte é feita principalmente à base de óleo e a tinta acrílica é à base de água.

OS DIFERENCIAIS DA TINTA ACRÍLICA
Para complementar as vantagens da tinta acrílica, este tipo de tinta tem uma forte resistência à água. Com isso, os fatores externos não causam tantos danos, como mofo, e também existe uma proteção extra contra bolhas. Também por isso, é uma tinta que pode ser lavada facilmente.

No mundo das tintas, a acrílica é considerada de melhor qualidade do que a látex, e por isso mesmo, cerca de 30% mais cara em relação à látex premium. A diferença está na resina que está presente em maior quantidade na tinta acrílica, conferindo a ela maior durabilidade e resistência.

PVA. A tinta PVA é um tipo de tinta látex, sendo que o diferencial é ter acetato de polivinila em sua composição. Ela é uma das mais utilizadas em ambiente interno (parede e teto de gesso ou alvenaria), porém não deve ser aplicada em espaços molhados, como banheiros e cozinhas.

Versátil, a tinta acrílica é indicada para diversos tipos de superfícies, como alvenarias (em paredes e tetos), blocos, placas de concreto, fibrocimento, argamassa, concreto, cimento com ou sem pintura, gesso (corrido, forro, sanca ou acartonado), telhas de fibrocimento, texturas e reboco.

A Tinta Epóxi é um tipo de pintura que apresenta alta qualidade e espessura em comparação aos outros tipos de tintas encontradas no mercado. Seu uso não está restrito somente ao piso podendo ser utilizada em paredes e outros tipos de superfícies.