São os artigos definidos?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os artigos definidos (o, a, os, as) definem ou individualizam, de forma precisa, os substantivos, que podem ser uma pessoa, objeto ou lugar. Exemplos: O garoto foi jantar na casa dos pais.

Exemplos com artigos indefinidos:

  • Estou procurando um professor de português. (um professor qualquer)
  • Estou procurando uma professora de matemática. (uma professora qualquer)
  • O colégio vai contratar uns professores novos. (uns professores quaisquer)
  • O colégio vai contratar umas professoras novas.

Os artigos definidos indicam que um ser é específico por já ter sido citado ou por ser de conhecimento mútuo dos interlocutores. Os artigos definidos são variáveis em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).

Anote que artigo definido, como o próprio nome diz, define um substantivo, determina gênero (masculino e feminino) e o número (singular ou plural). Em contrapartida, o artigo indefinido determina de um jeito vago o substantivo em questão, muitas vezes se referindo a um termo não mencionado anteriormente na oração.

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

O: artigo definido indicativo do masculino singular: o amigo. Os: artigo definido indicativo do masculino plural: os amigos. A: artigo definido indicativo do feminino singular: a amiga. As: artigo definido indicativo do feminino plural: as amigas.

O artigo definido "o" está indicando, de forma específica, de quê livro se trata, ou seja, aquele que foi indicado pela professora. f) Comprei mais uns doces para a festa. O artigo indefinido "uns" está indicando, de forma vaga, que comprei doces, mas sem especificar quais os doces que eu comprei.

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo.

Conforme a convenção gramatical, classifica-se como artigo definido as palavras a, o (com as variações para plural: as, os) e como artigo indefinido as palavras um, uma (com as variações para plural: uns, umas), reconhecidas por aparecerem na estrutura textual antepostas aos substantivos; ou seja, antecedem os nomes.

Expressões com possessivo: não use artigo em expressões como em minha opinião, a meu ver, a seu ver, em nossas mãos, a seu bel-prazer, por vossa vontade, por meu mal, algo de seu, muito de meu. Pronomes de tratamento: não use artigo definido antes de pronome de tratamento.

algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo. Os pronomes indefinidos também aparecem na forma de locuções: cada um, cada qual, qualquer um, seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.

Assim, os artigos podem ser classificados como definidos ou indefinidos, variando em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural) de acordo com o termo que acompanham.

Os artigos são classificados como "Definidos" quando determinam o substantivo de modo particular e preciso, ao passo que são "Indefinidos" quando determinam o substantivo de forma geral, vaga e imprecisa. Os artigos definidos são as palavras: o, a, os, as. Já os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.

Que não se consegue resolver; sem solução.

A diferença principal entre um artigo e um numeral é dada pelo primeiro indicar um espécie, o gênero de algo, já o segundo é utilizado quando for para indicar uma ideia de quantidade.

Os artigos definidos podem sofrer contração com as preposições a, em, de e por. Os artigos indefinidos podem contrair com as preposições em e de.

Artigos são palavras empregadas antes de um substantivo, elas podem indicar se um nome está sendo escrito de maneira definida ou indefinida, cujas quais são as formas de classificação de um artigo. Simultaneamente, os artigos também podem indicar o gênero e o número dos substantivos em questão.

Cinco fontes confiáveis para buscar artigos científicos

  • 1) SciELO. ...
  • 2) Portal de periódicos da Capes. ...
  • 3) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. ...
  • 4) Lume - Repositório Digital da UFRGS. ...
  • 5) Google Acadêmico.

Plataformas como Google Acadêmico, SciELO, Academia.Edu, Portal Capes, são apenas alguns dos melhores sites para pesquisa acadêmica que disponibilizam de forma fácil e rápida a produção científica mundial.