São os animais herbívoros?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Animais herbívoros são aqueles animais que apresentam dieta baseada na ingestão de vegetais e/ou algas. Esse é o caso, por exemplo, de bois e lagartas, animais que se alimentam de vegetais. Para garantir um bom aproveitamento do alimento que ingerem, esses animais apresentam uma série de adaptações.

Exemplos de animais onívoros
Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas.

Os animais carnívoros consomem predominantemente carne de outros animais. Já os herbívoros se alimentam exclusivamente de material vegetal, ou seja, folhagens, plantas, flores, etc. Existem algumas diferenças visíveis entre animais onívoros, carnívoros e herbívoros.

Os animais herbívoros são considerados os consumidores primários em uma cadeia alimentar, uma vez que se alimentam dos produtores (vegetais).

São exemplos de animais carnívoros: gatos, ursos, lobos, falcões, cobras, tubarões, louva-deus, algumas moscas, entre outros.

Os herbívoros ocupam o segundo nível de uma cadeia alimentar, sendo chamados de consumidores primários. Os consumidores primários, por se alimentarem dos produtores, são chamados de herbívoros e servem de alimento para os consumidores secundários na mesma cadeia.

Os onívoros apresentam adaptações que garantem a dieta mista. Nos vertebrados, por exemplo, podemos observar a presença de dentição que permite eficiência no consumo de produtos de diferentes origens. Além dos seres humanos, são exemplos de animais onívoros o porco, rato, avestruz e barata.

O organismo de um animal onívoro não está exclusivamente adaptado para comer apenas vegetais ou carnes, mas sim para digerir ambos os tipos de alimentos. A mandíbula deste tipo de animal contém diferentes tipos de dentes que têm a capacidade de mastigar tanto uma classe de alimento como a outra.

Esses animais apenas se caracterizam por possuir uma alimentação mais diversificada que herbívoros ou carnívoros, por exemplo. Os seres humanos são considerados animais onívoros, uma vez que, frequentemente, ingerimos alimentos de origem animal e também de origem vegetal.

Do ponto de vista do comportamento, humanos se comportam como onívoros porque observamos muitos humanos no seu comportamento de comer uma grande variedade de ambos alimentos animais e vegetais.

Animais carnívoros são todos aqueles que se alimentam da carne, tanto de animais herbívoros quanto de animais carnívoros. Além disso, podem ser vertebrados ou invertebrados. Na natureza, eles são predadores, pois caçam para sobreviver.

Herbívoros: São aqueles que se alimentam de fontes vegetais. Onívoros: São aqueles que se alimentam de fonte vegetal e animal. Esses animais apresentam uma dieta bem variada. Exemplos: urso, morcego, lobo-guará, jabuti, porco, quati, raposa, gambá, chimpanzé, corvo, gaivota, ema, avestruz e rato.

Hematófago é um grupo de animais ou parasitas que se alimentam de sangue. De mais de 1 milhão de espécies descritas, apenas cerca de 300 a 400 espécies se alimentam de sangue.

Animais onívoros apresentam uma alimentação que envolve tanto plantas ou algas como animais. O termo vem do latim, omni, que significa “tudo”, ou seja, os animais onívoros podem nutrir-se de alimentos de diferentes origens.

O urso polar ou urso branco (Ursus maritimus) é o maior carnívoro da Terra. Ele habita as terras congeladas do Ártico.

  • Therapsida
  • Ferae
  • Elpistostegalia
  • Ferungulata