São nomes de poetas concretistas brasileiros?

Perguntado por: ajesus7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

No Brasil, seus principais representantes são Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos. O concretismo brasileiro foi criado, em 1952, pelo grupo Noigandres.

10 poemas para entender a poesia concreta

  • Lixo, Luxo, de Augusto de Campos. ...
  • beba coca cola, de Décio Pignatari. ...
  • Cinco, de José Lino Grünewald. ...
  • Lua na água, de Leminski. ...
  • Gente, de Arnaldo Antunes. ...
  • Girassol, de Ferreira Gullar. ...
  • A desconstrução do verso, de Haroldo de Campos. ...
  • Velocidade, de Ronaldo Azeredo.

No Brasil, seus principais representantes são Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos.

Algumas obras da literatura concretista brasileira:
- Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos (1965). - Poetamenos (1953), Pop-cretos (1964) e Linguaviagem (1967) de Augusto de Campos. - Galáxias (1963 a 1976) de Haroldo de Campos. - Um e dois (1958) de José Lino Grunewald.

Já o Frente, é formado por artistas do concretismo brasileiro como:

  • Ivan Serpa;
  • Ferreira Gullar;
  • Lygia Clark;
  • Lygia Pape;
  • Franz Weissmann;
  • Décio Vieira;
  • Abraham Palatinik.

O Concretismo foi um movimento literário que surgiu em meados da década de 50, tendo como uma das principais influências a arte concreta. O principal foco do Concretismo no Brasil foram as mudanças na forma de fazer poesia. Para os artistas, a poesia era, além de palavra e som, visual.

A poesia concreta brasileira surgiu com a publicação da revista Noigandres, em 1952, de responsabilidade de poetas como Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos. No entanto, o lançamento oficial do Concretismo brasileiro ocorreu em 1956, na Exposição Nacional de Arte Concreta, em São Paulo.

Grupo Concretista de São Paulo
O movimento concreto se constituiu, primeiramente, na cidade de São Paulo, em meados da década de 50, sendo liderado pelos poetas e irmãos Augusto e Haroldo de Campos, conhecido como os "irmãos Campos”, e Décio Pignatari.

A poesia concretista é o produto do movimento literário chamado Concretismo.

Poesia Lírica: pode ser traduzida como a maneira de expressar sentimentos por meio da palavra falada ou escrita. Poesia Épica: é marcada pela objetividade, onde são narrados os fatos considerados importantes para o poeta. Poesia Dramática: tem como característica a subjetividade e objetividade, com a opinião do poeta.

No Brasil, ele é dividido em três fases distintas, que, juntas, englobam o período de 1922 a 1978. Conta com autores como Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar e Clarice Lispector. Já em Portugal, o maior nome do modernismo é Fernando Pessoa.

Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

Os poetas e as poesias de 30

  1. Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) Poema de Sete Faces. ...
  2. Cecília Meireles (1901-1964) Motivo. ...
  3. Murilo Mendes (1901-1975) Poema Espiritual. ...
  4. Jorge de Lima (1893-1953) Essa Negra Fulô (trecho do poema) ...
  5. Mario Quintana (1906-1994) ...
  6. Manoel de Barros (1916-2014) ...
  7. Vinicius de Moraes (1913-1980)

Sérgio Camargo (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1930 - idem, 1990). Escultor. Considerado um dos mais originais artistas brasileiros ligados à vertente construtiva, destaca-se por explorar os limites da forma ao realizar cortes audaciosos nos materiais, em um procedimento por ele denominado “geometria empírica”.

O concretismo foi um movimento artístico europeu que surgiu no início do século XX, durando algumas décadas e chegando no Brasil na década de 1950, onde predominou especialmente na poesia. Os concretistas buscavam uma arte pautada na racionalidade e na utilização de fórmulas matemáticas e formas geométricas.

Geraldo de Barros

Blog. Com o Grupo Ruptura, Geraldo de Barros (1923-1998) foi um dos responsáveis por introduzir a arte concreta no Brasil, nos anos 1950.