São Miguel é anjo ou arcanjo?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas.

São Gabriel

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”.

Os três arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael “estão diante de Deus, são os nossos companheiros porque têm a mesma vocação no mistério da salvação: levar em frente o mistério da salvação. Adoram a Deus, glorificam a Deus, servem a Deus”. (Papa Francisco, Homilia em 29 de setembro de 2017).

Miguel é o irmão de Lúcifer Morningstar, sendo ele e Lúcifer um dos filhos de Yahweh, também um dos dois mais poderosos anjos da Hoste Celestial (ele e Lúcifer). Nos quadrinhos, ele é o irmão de Lúcifer, que usou o poder de Deus (Demiurges) para parar a revolta de seu irmão no céu.

A Igreja Católica reconhece a existência de apenas três arcanjos, os três mencionados nas Escrituras: Miguel (“que é como Deus?”) Gabriel (“a força de Deus”) e Rafael (“a medicina de Deus”).

Como um soldado de Deus, São Miguel é representado com roupas de um guerreiro, segurando em sua mão direita uma espada. Na mão esquerda, algumas imagens apresentam o arcanjo segurando um escudo, uma espada ou uma lança, e há outras em que ele segura também uma balança – representando a justiça de Deus, a salvação.

Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página.

O demônio aos pés de São Miguel Arcanjo representa a vitória de Deus sobre o mal. A imagem de São Miguel Arcanjo derrotando o demônio traz para nós a mensagem de que uma fé forte e inabalável sempre nos protegerá de todo mal, sempre vencendo-o nas batalhas de nossas vidas.

Na terra existem anjos disfarçados de humanos, não possuem cachos dourados, asas nas costas e não ficam flutuando em uma nuvem ou tocando harpa o dia inteiro. Eles andam por nosso meio, eles se fazem simples, porém com um significado tão grandioso, com uma missão tão grandiosa.

O anjo da guarda é aquele que oferece a Deus as orações que fazemos. Eles também nos protegem nos momentos de perigo espiritual, principalmente naqueles que nos fazem pecar. Eles nos apoiam e nos sugerem fazer boas ações, praticar a generosidade, a ter prudência, a tentar evitar os exageros, a controlar nossas emoções.

arcanjo Rafael

O arcanjo Rafael é conhecido por ser um grande protetor. Logo, ele tem a função de cuidar da humanidade e de nos ensinar como podemos nos proteger do mal tanto no corpo quanto no espírito.

A Bíblia Sagrada, assim como a Tradição da Igreja, revelam o nome de apenas três arcanjos: Gabriel (Dn 8,16; 9,21; Lc 1,19.26), Miguel (Dn 10,13.21; 12,1; Jd 9; Ap 12,1ss) e Rafael (Tb 12,15; 3,17). Mesmo não sendo os únicos seres angélicos criados por Deus, estes Arcanjos representam a mais alta hierarquia dos anjos.

Os arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, fazem parte de um seleto grupo de espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são uma espécie de mensageiros dos decretos divinos aqui na Terra. Desse modo, cada um dos três arcanjos possui uma missão e história.

A palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiais. Os anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos.

Miguel é o que aparece na Bíblia como o arcanjo que luta contra Satanás. Ele é o defensor dos amigos de Deus, vai contra Lúcifer para defender e proteger o povo de Deus.