São metais ferrosos?

Perguntado por: vamorim . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os metais ferrosos mais comuns são o aço, o ferro fundido e o ferro laminado. Esses metais são ligas de ferro e carbono, que podem ainda apresentar na sua composição elementos como fósforo, manganês, silício, cobre, enxofre, entre outros.

Metais ferrosos são aqueles que possuem grande quantidade do elemento ferro em sua composição – se não como primeiro elemento, pelo menos como segundo mais evidente. Nesse sentido, metais que contêm apenas vestígios de ferro não podem ser chamados de ferrosos.

Conheça quais são os metais ferrosos e suas aplicações
Portanto, fazem parte desse grupo: aço carbono, aço inoxidável, ferro fundido, ferro forjado, entre outros.

Os metais têm como principais características a alta condutividade térmica e elétrica, a maleabilidade, a ductilidade e o brilho metálico característico. São elementos eletropositivos, pois têm baixa energia de ionização. Isso significa que possuem forte tendência em formar cátions.

> Leves: cobre, estanho, zinco, chumbo, platina, etc; > Pesados: alumínio, magnésio, titânio, etc. O cobre é um dos metais não ferrosos mais antigos.

Mais de 3 mil minerais enquadram-se como não ferrosos, os metais mais explorados são: alumínio, chumbo, cobre, estanho, níquel, zinco, tungstênio, cobalto, titânio, bauxita e cassiterita.

Os mais famosos exemplares de metais não ferrosos você com certeza já ouviu falar, pois são muito populares: Alumínio, Estanho, Chumbo, Cobre, Níquel, Zinco, Tungstênio, Cobalto, Titânio, entre outros.

O alumínio

O alumínio é o elemento mais abundante na crosta terrestre. Este membro da família dos metais não ferrosos está presente em diferentes segmentos da indústria pela sua leveza. Esta característica permite reduzir peso e consumo de equipamentos, especialmente a indústria automobilística.

O ferro é um metal e um dos elementos mais abundantes no Universo. O núcleo da Terra, por exemplo, é formado quase que inteiramente por ferro e níquel. Há evidências do uso de ferro há 4 mil anos, presentes em ornamentos produzidos no Antigo Egito.

Metais na Tabela Periódica
Metais alcalinos (grupo 1): lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Metais alcalinoterrosos (grupo 2): berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra).

São denominados materiais minerais não-metálicos aqueles que em sua composição não contém metais ou possuem, mas em pequenas quantidades.

Trata-se de uma solução que apresenta facilidades no manejo, criando peças nos mais variados formatos, sem que a dureza seja corrompida. Na siderurgia e indústria elétrica, as ligas de cobre são aplicadas de formas diversas onde existe a necessidade de alta condutividade elétrica.

A primeira diferença entre alumínio e aço é a composição das ligas, enquanto o alumínio faz parte do grupo de metais não ferrosos (contam com baixa ou nenhuma proporção de ferro em sua composição), o aço é um metal ferroso (formado por ferro e outros componentes).

Definição - O que é Metais Não-Ferrosos
Esses metais são utilizados geralmente isolados ou em forma de ligas metálicas, algumas delas são amplamente empregadas na construção de máquinas, automóveis, tratamento galvânicos de superfície de materiais, componentes elétricos, construções aeronáuticas e navais.

Tipos de Metal
Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos, compostos por ferro, e os não-ferrosos.

Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.