São Marcos conheceu Jesus?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

João Marcos era judeu e ainda criança quando conheceu Jesus. Foi batizado por São Pedro, de quem foi discípulo e seguidor. Quando discípulo de Pedro, começou a escrever sobre a vida de Jesus e seus textos se tornaram o Segundo Evangelho. Seu Evangelho é o mais curto e fala com emoção a paixão e sofrimento de Cristo.

Marcos inicia o Evangelho dizendo quem é Jesus (1,1): Ele é o Cristo[1], Filho de Deus[2]. Esta frase nos coloca diante da pessoa de Jesus. Nos permite conhecer o que há de mais profundo em sua personalidade.

São Marcos pertencia a uma das primeiras famílias cristãs da cidade de Jerusalém. Ele não chegou a ser discípulo de Jesus, mas conheceu o Mestre. Segundo a Tradição, foi em sua casa que Jesus celebrou a ceia Pascal e onde instituiu a Eucaristia.

Lucas

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores.

A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote.

Era como os líderes dos judeus da época de Jesus. Eles aparentavam ser justos, mas sua retidão era hipócrita e vazia. Conseqüentemente, Jesus amaldiçoou aquela árvore de hipocrisia que simbolizava a condição dos líderes do povo do convênio de Deus.

— Jesus fala da blasfêmia contra o Espírito Santo e identifica os que creem como sendo de Sua família. 1 E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos ressequida. 2 E estavam aobservando-o se curaria no sábado, para o acusarem.

Pedro

Os Doze Considerados Individualmente. Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

Embora Marcos não tenha estado entre os discípulos originais de Jesus Cristo, ele converteu-se mais tarde e tornou-se um assistente do Apóstolo Pedro, e ele pode ter escrito seu evangelho com base no que ele aprendeu com Pedro (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Mark”).

Santo padroeiro dos notários e vidraceiros, venerado em várias igrejas cristãs, São Marcos é o patrono de Veneza, cidade italiana indissoluvelmente ligada ao evangelista e à sua representação simbólica – o leão alado –, emblema da cidade.

É muito bonito também ver que Lucas mostra o Espírito Santo em ação no seu Evangelho, conduzindo Jesus e nos Atos dos Apóstolos inaugurando a Igreja.

– o Leão representa São Marcos, porque começa o seu Evangelho com a previsão do Baptista («voz que clama do deserto»). Simboliza a Ressurreição e fica igualmente à direita de Cristo.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.

São Lucas Evangelista

São Lucas Evangelista, que, segundo a tradição, nasceu em Antioquia de uma família pagã, era médico de profissão.

João

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

Delineado o conceito trabalhado, passemos a tentar compreender cada um dos Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Destes, dois acompanharam a vida e ministério de Jesus, Mateus e João; enquanto Marcos e Lucas fizeram seus relatos a partir do que ouviram e conviveram.

Marcos — um seguidor de Pedro e assim um "homem apostólico". É representado por um leão. Lucas — um médico que escreveu o que é agora o livro de Lucas para um amigo Teófilo. Também acredita-se que tenha escrito o livro dos Atos (ou Atos dos Apóstolos) e que era um amigo próximo de Paulo de Tarso.

Judas

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição. Mas Jesus faz justamente isto.

Pe Paulo, apesar de ter sido um dos maiores divulgadores da mensagem de Cristo, São Paulo nunca conheceu de facto Jesus, pois não? Não viveu com ele e com os outros discípulos.

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

São Pedro

Marcos foi grande companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária, além de permanecer ao seu lado hora de sua morte. Marcos foi fiel discípulo de São Pedro, em Roma. Pedro demonstrou tal afeição por Marcos que o chamou carinhosamente de “meu filho” (cf. 1Pd 5, 13).