São João fatos curiosos?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

São João, o santo católico, teria sido o santo mais próximo de Jesus Cristo, pois era seu parente e foi o próprio que batizou Jesus. O santo também era conhecido por peregrinar por diversas cidades, cativando pessoas a se batizarem. Por esse motivo, agregou mais um nome ao seu, se tornando o conhecido São João Batista.

Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho. As comemorações passaram então a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a João Batista, descrito na bíblia como aquele que batizava as pessoas para a vinda de Jesus.

O nome quadrilha tem origem na palavra francesa quadrille. A quadrille surgiu em Paris, na França, e era uma dança composta de quatro casais. Há quem diga que a encenação do casamento na dança da quadrilha seja uma crítica social às famílias tradicionais: a noiva aparece grávida e seu pai obriga o noivo a se casar.

São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, uma vez que, além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão. Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C.. Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.

São João Batista na idade adulta
Em certo momento de sua vida, São João residiu no deserto para poder rezar e fazer sacrifícios para Deus perdoar os pecados dos fiéis.

Pois bem, entre os usos correntes nessa noite de São João, há o de pular a fogueira, bem como de atravessar o braseiro de pés descalços. O que vários realizam, dizem, sem se queimar. Há nesses costumes uma tradição europeia cujo sentido perdeu-se, conservando-se o ato externo, por mero diletantismo.

São João Batista, o homem que batizou Jesus, é protetor dos casados e dos doentes, especialmente dos que sofrem de dor de cabeça e dor de garganta. Seu dia, diferente dos outros santos, é comemorado na data de seu nascimento e não de sua morte.

João é um grande homem de Deus, e a gente não comemora. Por isso tiram a cabeça dele e falam isso”, diz. Os três livros bíblicos que citam a decapitação de João (de Mateus, Marcos e Lucas), no entanto, não têm essa menção.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas.

A história conta que a fogueira queimou nas montanhas da Judeia para anunciar o nascimento de João Batista. Isabel, sua mãe, teria feito um acordo com a prima, Maria, que também estava grávida e seis meses depois deu a luz a Jesus. Pediu que acendesse uma fogueira para avisar do nascimento do sobrinho.

Curiosidades sobre o mundo

  • O Brasil é o país que possui a maior comunidade japonesa fora do Japão. Só em São Paulo, moram mais de 600 mil japoneses.
  • O calendário da Etiópia é sete anos atrasado em relação aos demais países do ocidente.
  • A avenida mais larga do mundo, com 14 faixas diferentes, fica na Argentina.

No Brasil, a Festa Junina acontece em homenagem a três santos católicos – Santo Antônio, São João e São Pedro. Trazido ao país pelos colonizadores portugueses, o arraiá se tornou um momento para valorizar a cultura de cada região do país e, claro, incentivar a confraternização entre todo mundo que ama um bom festerê.

Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina - possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é o principal santo da comemoração - motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João.

Considerada pagã inicialmente, os festejos já celebravam a fertilidade da terra e as boas colheitas, em 24 de junho, no solstício de verão, e também tinham como objetivo afastar maus espíritos e pragas que afetavam o continente europeu.

O São João Mais Antigo do Mundo vai animar todo o estado de 14 a 25 de junho. Não tem quem fique parado e quem não esteja ansioso para o início da nossa grande festa.

Acredita-se que as festas juninas tenham sido trazidas ao Brasil pelos colonizadores portugueses durante o período colonial. Os portugueses celebram o mês de junho em honra a esses três santos e estas festas são marcadas por procissões, missas, danças e comemorações populares.

Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

As festas do mês de junho fazem referência a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa de São João, no dia 24, comemora o nascimento de João Batista. Já o Dia de Santo Antônio, 13 de junho, e o Dia de São Pedro, 29, marcam a data da morte dos dois santos.