São grupos de contas de patrimônio líquido exceto?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Resumo sobre as contas do patrimônio líquido inseridas no Balanço Patrimonial, exceto as reservas de lucro.

O Patrimônio Líquido – PL – é composto pelos subgrupos patrimônio/capital, reservas, lucro ou prejuízos acumulados e ajustes de avaliação patrimonial. Em termos monetários, o PL reflete a situação patrimonial líquida, ou seja, representa a diferença entre o Ativo Real e o Passivo Real.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Para fazer o cálculo do PL, basta subtrair seus valores ativos e valores passivos. Ou seja: Ativos (bens e direitos) – Passivos (obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO
É constituído por Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.

Como calcular o patrimônio líquido? Resumindo, o patrimônio líquido é o resultado da diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa (patrimônio líquido = ativo – passivo).

A única conta que não entra no Balanço Patrimonial é o ativo imobilizado, que, por sua vez, é composto por bens necessários à manutenção da atividade da empresa por apresentar-se de forma tangível, abrangendo os custos das benfeitorias realizadas em locais arrendados.

Portanto, reitera-se a sequência de contas que não fazem parte do ativo contábil: bancos, dividendos a pagar e impostos a pagar.

De acordo com essa lei, o ativo é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: ativo circulante e ativo não circulante.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:

  • os ativos;
  • os passivos;
  • o patrimônio líquido.

Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas.

São aquelas em que registramos os bens, direitos e obrigações. Poderão ser ativas, quando representam bens e direitos, ou passivas, quando representam obrigações.

A função do grupo de contas ativo é registrar bens e direitos, como citado anteriormente, como exemplo de função de conta ativo, a conta caixa tem por objetivo registrar a movimentação de dinheiro, conforme portal do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo ( www.crcsp.org.br/) .

O patrimônio líquido das sociedades anônimas de capital aberto divide-se em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e lucros ou prejuízos acumulados.

A palavra patrimônio vem do latim 'pater', que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como herança entre as gerações.