São Francisco de Assis era leigo?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Olhando para sua vida e para a época em que viveu, Francisco de Assis era mais um leigo entre outros que renuncia aos bens materiais e assume como propósito uma vida apostólica seguindo Cristo, conforme o que estava escrito nos Evangelhos.

São Francisco de Assis deu uma vida de riqueza e trocou-a por uma vida de pobreza e devoção a Deus e a Jesus Cristo. Ele reconstruiu e restaurou igrejas, fundou ordens que vivem por seus escritos, e é considerado o santo padroeiro dos animais e da natureza.

São Francisco de Assis é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o Santo Padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos.

“Ao servo de Deus nada deve desagradar senão o pecado.” “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível.” “Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza.”

A lição mais significativa que São Francisco deixou para a humanidade está expressa na saudação que ele dirigia a todos que encontrava: “Pax et Bonum” – “Paz e Bem”. Quando chegava a alguma casa Francisco dizia “A paz esteja nesta casa” ou “O Senhor vos dê paz”.

Quando a visão se desvaneceu, uma transformação tinha-se operado nele: na sua carne estavam gravados os sagrados estigmas da Paixão. Grandes feridas lhe rasgavam as mãos e os pés: nas cicatrizes percebiam-se nitidamente as cabeças negras dos pregos.

católicos

Papa Francisco ecoa, oito século depois, os princípios de um dos santos mais famosos da história do cristianismo: São Francisco de Assis, cuja data é celebrada pelos católicos no dia 4 de outubro — de acordo com a tradição, ele morreu na noite do dia 3 para o dia 4 de outubro de 1226.

As imagens antigas de São Francisco são sempre dele com o evangelho, a cruz ou com uma caveira, lembrando que Francisco de Assis não via a morte como uma inimiga”, explica o frei. Já as imagens mais atuais, mostram o santo com animais.

Diácono, fundador das Três Ordens, Patrono da Itália (1182-1226). Canonizado por Gregório IX no dia 16 de julho de 1228.

Francisco de Assis, tendo sido João Evangelista, foi um dos excelsos benfeitores espirituais da Codificação sistematizada por Allan Kardec, e deixou-nos algumas mensagens bem profundas, como a publicada na Revista Espírita de dezembro de 1864 (Sessão Comemorativa na Sociedade de Paris):

São Francisco de Assis criou o primeiro presépio!

São Francisco de Assis é muito conhecido por ser o padroeiro dos animais. Utilizam o santo, inclusive, dentro do movimento ambientalista. Mas, muito mais que protetor dos animais, São Francisco foi um santo que deu a vida pela Igreja, largando riquezas e o conforto de sua vida para lutar a batalha de Cristo.

São Francisco de Assis é conhecido mundialmente como o padroeiro dos animais e da ecologia. O Dia dos Animais é uma homenagem ao santo, inclusive, celebrada em 4 de outubro. Por toda a vida, Francisco cuidou dos animais como se fossem seus irmãos.

E a escolha do nome faz referência a São Francisco de Assis, que fundou a ordem dos Franciscanos, mas principalmente a São Francisco Xavier, conhecido como missionário do Oriente e um dos fundadores da Companhia de Jesus.

Atribui-se a Francisco de Assis, certamente por sua conduta em vida, pregando sempre a paz, o amor à criação e a caridade, uma oração surgida em Roma no início do século 20, conhecida como Oração de São Francisco. Se é ou não dele a autoria, ninguém sabe. Talvez sim, sendo transmitida oralmente através dos séculos.

§2416 – “Os animais são as criaturas de Deus que os envolve com a sua solicitude providencial. Pela sua simples existência, eles o bendizem e lhe dão glória.

Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

Dia 4 de outubro é mundialmente conhecido como o Dia de São Francisco de Assis, mesmo dia de sua morte em 1226. Apesar de ter vivido apenas cerca de 45 anos, São Francisco viveu uma vida de verdadeira abnegação. Até os tempos atuais é um exemplo de solidariedade e de defesa dos mais pobres e excluídos da sociedade.

São Francisco de Assis abriu mão de tudo o que possuía e descobriu no despojamento seu caminho para a liberdade. Trata-se de saber viver com pouco e usar bem o que se tem (inclusive o dinheiro). É buscar o essencial, despojar-se de tantas coisas supérfluas e inúteis que acabam nos sufocando.

Francisco tinha o dom da sabedoria. Certa vez, um frade lhe pediu permissão para estudar. Francisco respondeu que, se o frade repetisse com amor e devoção a oração “Glória ao Pai”, se tornaria sábio aos olhos de Deus. Ele mesmo, Francisco, era um grande exemplo da sabedoria dessa maneira adquirida.

São Francisco nasceu em 1181/1182, em Assis, na Itália, foi batizado com o nome de João, mas seu nome foi mudado pouco tempo depois para Francisco, pois seu pai Pedro de Bernardone era comerciante e viajava muito à França, mudou o nome do filho em homenagem ao local que fazia bons negócios.