São Francisco abençoa os animais?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Abençoando os animais por intercessão de S. Francisco, a Igreja louva o Criador por ter dado os animais como auxílio, alimento e companhia. Invocando a bênção sobre os animais, reconhecemos agradecidos o nosso lugar e a nossa responsabilidade na natureza criada.

São Francisco de Assis

Católico ou não, você provavelmente já ouviu falar de São Francisco de Assis. O atual papa Francisco adotou esse nome em homenagem ao santo. Frequentemente retratado rodeado por bichos, sobretudo pássaros, São Francisco é considerado o padroeiro dos animais.

“Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito de ser protegida.” “Não te envergonhes, se, às vezes, os animais estejam mais próximos de ti do que as pessoas, eles também são teus irmãos.”

Amor aos animais
São Francisco valorizava a beleza da obra divina não só na figura do homem, mas também, na natureza como um todo. Ele sempre teve um grande amor pelos animais, tratando-os como se fossem seus irmãos. Todo esse carinho e respeito dado aos bichos deu ao santo a fama de protetor deles.

“Bendito és tu, Senhor Deus! Na tua infinita sabedoria, preencheste o universo, abençoando-nos com todos os seres viventes. Especialmente, te agradeço por me confiares meu animal de estimação (nome do animal), que me traz tanta alegria e cuja presença muitas vezes me ajuda a seguir adiante em momentos difíceis.

Abençoar os animais significa reconhecer e exprimir a relação deles com Deus Criador e com o ser humano. De Deus, eles são criaturas entregues ao ser humano como alimento, auxílio e companhia. Os animais enquanto criaturas de Deus habitam o céu, a terra e o mar.

São Francisco de Assis

A vida de São Francisco de Assis e a pobreza estão diretamente ligadas. O religioso, que nasceu na Itália e que é santo reconhecido pela igreja católica desde o século 13, também ganhou o status de protetor dos animais.

Oração para abençoar o cachorro
"Ó Deus, criador e doador de todos os bens e que tudo fizestes com sabedoria e destes ao homem, criado à vossa semelhança, o domínio sobre todos os animais, nós vos pedimos que, mediante vossa bênção, estendais sobre estes animais a vossa mão e concedei que eles sejam bem cuidados.

Nesta data, o catolicismo também celebra o Dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais e da natureza.

Ele proclamou que os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores. Ele chegou a dizer que todos os animais são "fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito", e que eles estão "tão próximos de Deus como estão os homens", ressalta Vininha F.

Deve ter sido por isto que Deus criou o cachorro: para servir incondicionalmente (sem esperar recompensas), para brincar, fazer companhia, ficar triste quando estamos tristes. É claro, um afago e um petisco nos momentos certos não fazem mal a ninguém.

Oração de São Francisco de Assis:
Onde houver Discórdia, que eu leve a União. Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé. Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Santa Gertrudes de Nivelles

Você sabia que além de São Francisco de Assis protegendo os animais, ainda temos a Santa Gertrudes de Nivelles, protetora dos Gatos? Pois é, e hoje, dia 17 de março, é dia dela! Gertrudes de Nivelles, foi monja, nasceu em 626 na Bélgica e morreu em 659 em Nivelles no dia 17 de março no qual é comemorado o seu dia.

Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Dia 4/10 é o dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais. Para celebrar a data, separamos duas orações relacionadas aos pets. Uma delas é direcionada ao padroeiro e se refere a um pedido de ajuda para encontrar um animal perdido.

Amarre uma fitinha vermelha no pescoço do seu bichinho no dia de São Francisco, com cuidado para não apertar. Enquanto faz isso, reze uma Salve-Rainha em intenção ao santo. Depois, acenda uma vela branca sobre um pires. Jogue os restos da vela e, depois de um mês, a fita no lixo.

No decorrer da história, Francisco se refere ao lobo sempre como a um irmão. Toma conhecimento das realidades vividas por esse irmão e as compreende, intuindo que as situações forçam esse irmão a agir daquela maneira. O agressor é tão vítima quanto às vítimas que ele faz.