São fontes do patrimônio líquido escolha uma opção?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

O Patrimônio Líquido é formado pelas contas de Capital social, Reservas de Lucros, Reserva de Capital, Ações em tesouraria, Ajustes de avaliação patrimonial e Patrimônio Líquido Negativo.

O Patrimônio Líquido representa o valor que os sócios ou acionistas têm na empresa, ou seja, a riqueza pertencente a eles, e é um componente extremamente importante do Balanço Patrimonial. Por isso, acompanhar sua evolução é indispensável para a organização compreender seu desempenho e sua situação financeira.

Contas patrimoniais
São aquelas em que registramos os bens, direitos e obrigações. Poderão ser ativas, quando representam bens e direitos, ou passivas, quando representam obrigações.

O Patrimônio Líquido – PL – é composto pelos subgrupos patrimônio/capital, reservas, lucro ou prejuízos acumulados e ajustes de avaliação patrimonial. Em termos monetários, o PL reflete a situação patrimonial líquida, ou seja, representa a diferença entre o Ativo Real e o Passivo Real.

O patrimônio empresarial diz respeito a todo o conjunto de valores ativos e passivos que uma empresa tem em seu nome, ou seja, aos seus direitos e também às suas obrigações.

Patrimônio líquido (PL) é um indicador financeiro que demonstra a situação dos bens, direitos e passivos de uma empresa. Nesse sentido, o PL calcula a diferença entre esses pontos para chegar ao patrimônio da companhia.

Enquanto os ativos estão relacionados aos meios de rendimentos que trazem benefícios, os passivos correspondem às saídas de dinheiro resultantes dos gastos e despesas realizados pela empresa. O patrimônio líquido é a diferença entre o valor total dos ativos e dos passivos de uma empresa.

Assim, das alternativas a única conta que não faz parte do Patrimônio Líquido é a D) Imobilizado.

Resposta: O Patrimônio Líquido apresenta as seguinte contas, EXCETO: Dividendos obrigatórios a distribuir.

Como calcular o patrimônio líquido? Resumindo, o patrimônio líquido é o resultado da diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa (patrimônio líquido = ativo – passivo). É justamente esse valor que encontramos nos balanços patrimoniais.

Resposta. Correto. O patrimônio líquido de uma empresa é composto por todas as suas fontes de recursos próprios, ou seja, é a diferença entre o ativo e o passivo.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:

  • os ativos;
  • os passivos;
  • o patrimônio líquido.

Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.

Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações). Ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio é indivisível.

Para que fique ainda mais simples entender como calcular o lucro líquido: trata-se do cálculo de quando uma empresa lucrou depois que foi retirado todos os gastos, impostos e outros descontos. Sendo assim, o lucro líquido também recebe o nome popular de “dinheiro limpo”.